“O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura”.
(Salmos 37:18-19).
Deus cuida de nós porque Ele nos ama e se preocupa com o nosso bem-estar. O Senhor zela de toda a criação, cuida das flores e dos pássaros, quem dirá de nós! Ele nunca se esquece dos seus filhos, em qualquer momento ou situação podemos sempre contar com o nosso Pai, pois Ele não abandona aqueles que confiam em sua providência.
A partir do momento em que você foi gerado no ventre de sua mãe, Deus já tinha um plano para você. Ele já havia traçado um esboço para te guiar, abençoar e te orientar. Deus conhece o início da sua vida e também o fim.
Em Êxodo 14:14 diz assim: “O Senhor lutará por vocês, tão somente acalmem-se”. Ou seja, o Senhor lutará pelos seus filhos em todas as circunstâncias de sua vida, e a única coisa que eu preciso fazer é me acalmar! Como só Deus conhece e tem o controle de tudo, Ele está te falando: “Acalme-se, pois eu lutarei por você! ”
Muitas vezes nós gastamos energia com coisas que não valem a pena. São tantos medos, preocupações e pensamentos que nos impedem de viver, e é justamente por isso que as doenças psicossomáticas surgem, pois elas advêm desse desespero, das angústias e das notícias ruins que escutamos.
O fato que não podemos nos esquecer é que Deus tem meios de dar vitória ao seu povo e revelar a Sua vontade aos escolhidos, levando-os a realizar o propósito d’Ele e a obter a maturidade espiritual necessária.
Interessante destacar que um dos meios de Deus cuidar de nós é através dos “desertos” que passamos. O deserto é considerado um lugar ermo, seco e com grandes variações climáticas. Foi nesse lugar improvável que o Todo Poderoso se revelou aos israelitas, por exemplo.
O “deserto” é uma travessia obrigatória para todos, ou seja, nós estamos sujeitos a passar por lutas e contendas. No entanto, o que irá fazer a diferença é o quanto você entende de Deus nesses momentos de angústia, pois nessas horas não é fácil perceber o cuidado do Senhor.
Entenda que o “deserto” não é o meu e nem o seu destino final, é um lugar de passagem e aprendizagem, até chegarmos à terra de Canaã, pois lá sim é o lugar de descanso e provisão para aqueles que obedecem ao Senhor. Veja que é no deserto que acontecem milagres sobrenaturais, pois é lá que acontece a provisão espiritual:
“Durante o dia o Senhor ia adiante deles em uma coluna de nuvens para guiá-los pelo caminho, e à noite uma coluna de fogo para iluminá-los. Assim podiam eles caminhar durante o dia e à noite”. (Êxodo 13:20-22).
Imagine o tamanho dessa nuvem! Ela teria que ser grande o bastante para cobrir todo o povo para que eles não morressem de calor e nem de frio durante a travessia no deserto. Isso é cuidado de Deus! Andar com o Senhor é estar debaixo da nuvem que nos protege e nos guarda.
Não se esqueça que o nosso Deus é Pai e Ele quer ver como você irá agir nesses momentos de fragilidade, se vai viver ali, morrer ou fazer da situação difícil uma passagem breve e rápida. Deus cuida tanto que, muitas vezes, Ele quer que você aprenda coisas que com certeza não aprenderia em outro lugar e com outra circunstância, e é exatamente aí que Deus mostra o Seu cuidado conosco. A ação de Deus é que faz a diferença!
É Ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus”. (2 Coríntios 1:3-4).
O Deus do Universo sabe tudo sobre você e conhece sua situação e necessidade. O Senhor está preocupado com os detalhes de sua vida, com o que você vai comer, vestir e viver. Ele conhece o seu coração, seus pensamentos e desejos mais profundos. Mesmo quando tudo parece escuro e incerto, nunca estamos sozinhos, porque Ele prometeu nunca nos abandonar. (Mateus 28:20).
Não sabemos do amanhã, pois ele não nos pertence, porém viva hoje, com intensidade e com o melhor. Gaste energia com o que realmente vale a pena.
Questione os seus sentidos e rumos, para que a vida possa ter um caminho totalmente diferente. Você pode deixar Deus cuidar da sua vida ou pode deixar o barco à deriva, a escolha é sua! O fato é que se você vive sem Deus, você não vive, você apenas existe. É o Senhor que vive e trabalha dia e noite por nós.
Quem cresce sob o cuidado de Deus encontra proteção, orientação e descanso!