Revista Renascer

ações
Capa

O mundo clama por pequenas ações

A cobrança por resultados é uma característica da nossa sociedade atual. A todo momento somos cobrados, e a forma como respondemos a essas cobranças podem definir o nosso destino.

Vejamos alguns exemplos: todos os dias as grandes empresas recebem muitos currículos, e vale ressaltar que grande parte desses currículos são de pessoas altamente capazes, mas que nunca serão chamadas. Será que ter um grande currículo é suficiente para ser aprovado em uma grande empresa? Nas entrevistas de emprego, sobretudo aquelas que se referem a cargos de confiança, ter um excelente currículo é algo obrigatório, pois todos os concorrentes ao cargo com certeza o terão, mas a aprovação acontece nos detalhes, a conquista da vaga de emprego pode acontecer por habilidades extracurriculares.

Um outro exemplo que vejo com muita frequência nos estabelecimentos, e até dentro da igreja, é quando uma pessoa joga um lixo no chão e vai embora. Logo vem pessoas que olham o lixo no chão, mas ignoram e seguem seu caminho, até aparecer alguém que tem a atitude de pegar o lixo e levá-lo a um cesto de lixo mais próximo.

Com esses dois exemplos, quero apenas mostrar como os detalhes podem resultar em grandes valores e definir destinos. Mas, vejamos o que a Bíblia, a Palavra de Deus nos fala sobre isso: Provérbios 22:29 “Viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte.” Provérbios 10:04 “O que trabalha com mão enganosa empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.”

Esses versículos nos mostram um grande ensinamento. A Bíblia fala sobre o homem diligente, em outras versões bíblicas encontraremos também homem habilidoso, homem cuidadoso, homem perito. A palavra diligência aparece muitas vezes na Bíblia, principalmente no livro de Provérbios, e ela sempre vem acompanhada de uma benção.

O interessante é que diligência não fala de grandes ações, mas de detalhes que fazem toda a diferença. As pequenas coisas sempre serão os blocos de grandes construções. O homem diligente é aquele que serve, mas serve com inteligência e da maneira correta.

Muitos de nós achamos que o servo é aquele que trabalha muito, ou está 24 horas à disposição do patrão, do pastor ou da igreja, e isso não é verdade. O servo é um homem diligente, que trabalha da maneira certa e na hora certa.

Diligência é fruto de um espírito excelente, o mesmo espírito que a Bíblia descreve que estava sobre Daniel, que foi colocado como governador diante do rei e sobre Josué, devido à sua diligência para com Deus e para com o seu líder Moisés. Deus o levou de escravo à líder de uma nação, que entrou na terra prometida.

O diligente não perde oportunidades de semear. Em Atos 16:13-15, a Bíblia cita uma mulher chamada Lídia, uma mulher de negócios e, possivelmente, muito próspera. Essa mulher não deixou a oportunidade passar. Ela ouviu os apóstolos e semeou na vida deles com favor, cuidado e zelo.

Um homem diligente expressa qualidade mesmo quando ninguém está olhando. Ser diligente é entender que pequenas ações podem sim trazer grandes resultados, principalmente se essas ações forem na vida de pessoas.

Jesus dedicou seu ministério às pessoas, e não às coisas e bens materiais. Ele sabia que o maior investimento a fazer era na vida das pessoas. As grandes empresas hoje sabem muito bem que o investimento em pessoal pode trazer grandes resultados. Henry Ford, um dos maiores empreendedores da história já sabia disso e disse: “você pode tirar as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der apenas o meu pessoal construirei tudo de novo”.

Atendemos muitos casais que dizem que a felicidade não está nas grandes ações, mas sim nas pequenas amabilidades diárias da rotina do casal, como a troca de carícias, o beijo de despedida, o diálogo, a atenção, etc.

O mundo em que vivemos tão cheio de informação, tecnologia, globalizado e digitalizado, está clamando por diligência, por pessoas que servem com zelo, cuidado, atenção, agilidade e que estão atentas aos pequenos detalhes e ações.

Diligência se aplica a todas as áreas da nossa vida, profissional, ministerial, matrimonial, espiritual, etc. Seja diligente, pois a Palavra de Deus garante que os diligentes serão grandemente recompensados, enriquecidos e governarão diante dos reis.

O mundo clama por pequenas ações

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo