O que está acontecendo com a natureza?

Diante da grande instabilidade da natureza, as pessoas têm questionado o que está acontecendo e a resposta está nas Escrituras. A Bíblia nos revela a razão pela qual a natureza está cada dia mais instável. No entanto, para compreendermos este tema, a primeira coisa que precisamos esclarecer é que, apesar de parecer que a natureza está em total descontrole, não é isso de fato que tem acontecido, uma vez que todo o caos, por mais paradoxal que seja, está no total e absoluto controle soberano de Deus.

O Salmo 103:19 afirma que Deus domina sobre tudo o que existe. O termo “domina” significa que Deus governa, controla, dirige soberanamente e absolutamente tudo, inclusive a natureza. Além disso, em Jó 37:6-13, Eliú lembra Jó de que Deus é poderoso e governa sobre todas as coisas, citando que Ele, inclusive, dá ordens à chuva para que caia em torrentes e afirma que o sopro de Deus envia o gelo e congela grandes extensões de água. Ademais, afirma que toda a natureza cumpre Suas ordens sobre a terra.

Frente a isso, nos resta a certeza de que todos os acontecimentos que temos visto na natureza não são obras do acaso, mas atos soberanos de Deus sobre a humanidade. Veja o que está escrito em Jó 37:13 – “Ele traz as nuvens, ora para castigar os homens, ora para regar a sua terra e mostrar o seu amor.” Dessa forma, entendemos que Deus executa para castigar as pessoas, ou para mostrar o seu amor. Logo, no que diz respeito aos últimos acontecimentos envolvendo catástrofes naturais, chegamos à conclusão de que Deus tem feito tudo isso como uma forma de corrigir a humanidade rebelde e pecadora, e também como uma forma de anunciar para o mundo o quão perto estamos do grande Dia do Juízo Final, que acontecerá com a volta triunfal de Jesus.

Em Mateus 24, Jesus afirmou, aberta e claramente, que em algum momento da história Ele voltaria. Ao fazer tal afirmação, Ele disse que saberíamos que a Sua volta estaria próxima, quando víssemos sinais na natureza, como terremotos, maremotos, erupções vulcânicas acontecendo de forma cada vez mais intensa.

Em Romanos 8:19 e 22, o Apóstolo Paulo afirma que a natureza aguarda com grande expectativa que os filhos de Deus sejam revelados e que toda a natureza criada geme, como em dores de parto. O que temos vivido é exatamente isso!

O pecado entrou no mundo e por causa disso toda a criação (terra) foi amaldiçoada por Deus e geme (Gênesis 5:29). Por isso, não somente nós aguardamos a nossa redenção, mas toda a criação aguarda a sua libertação da escravidão que a conduz à decadência (Romanos 8:21).

Esta libertação acontecerá quando Jesus voltar e revelar os filhos de Deus (Romanos 8:19). Mas, enquanto Ele não volta, a natureza geme e se contorce em dores de parto anunciando que cada dia que passa suas contrações aumentam e anunciam que estamos mais próximos do grande e glorioso retorno de Jesus.

Sabedores de que Deus está no controle de tudo e decretou todas estas coisas, não precisamos temer! Mas, pelo contrário, devemos nos encher de expectativa e esperança, pois como Jesus disse em Lucas 21:28, “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”.

Estes desastres, por mais tristes e dolorosos que sejam, estão cumprindo as ordens de Deus para nos anunciar que a nossa redenção está mais próxima do que imaginamos.

Portanto, olhemos para cima e levantemos as nossas cabeças!

Ralfe Fernandes

Pastor na Igreja Reformada Farol, Capelão no Instituto Presbiteriano Samuel Graham, Professor e Bacharel em Direito.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x