Revista Renascer

estoque
Lar doce lar

Para que tanto estoque?

Muitas pessoas da minha geração criaram o hábito de fazer estoque em casa, algo que herdaram dos pais,  e este comportamento foi adquirido na época onde a inflação oscilava muito, principalmente com relação ao preço dos alimentos.

Salvas as exceções com relação a safra de alguns alimentos, podemos encontrar facilmente tudo aquilo que precisamos em mercados perto de nossas casas. No entanto, ainda hoje estocamos todo tipo de coisa além dos alimentos, como cosméticos, maquiagem, remédios, perfumes, produtos de limpeza e por aí vai…

Nós mulheres, principalmente, achamos que precisamos ter dois ou três hidratantes, por exemplo, mas realmente usamos  apenas um e os outros acabam perdendo o prazo de validade . Às vezes,  sequer  temos espaço  para estocar tantas coisas, mas não paramos de comprá-las.

Esse é um ciclo que vai se repetindo por anos e não acordamos para isso. Já parou para pensar  na quantidade de coisas que você já jogou no lixo sem nem mesmo ter usado, mas que viu atingir o prazo de validade? E nos alimentos que venceram antes de serem consumidos, estocados na sua geladeira e despensa? Reavalie a necessidade de comprar em grande quantidade aquilo que você costuma estocar em casa. Os mercados não irão fechar e sempre teremos lojas e farmácias para nos atender.

Para começar a mudar este hábito, vamos para três dicas básicas:

  • Avalie seus estoques: se há na despensa algo com mais de uma unidade, não compre mais desse produto até que reste apenas um. Assim, poderá avaliar com mais assertividade se é necessidade ou se é a sua ansiedade que está levando você a  comprar muito.
  • Comece a usar o que você tem até acabar, sejam produtos ou alimentos: sinta o prazer de ver o pote vazio.
  • Não vá às compras sem uma lista: ela te ajudará a manter o foco.

Se Deus concede tanta atenção a  aparência das flores do campo – e muitas delas nem mesmo são vistas, não acha que Ele irá cuidar de você?

Orientem a sua vida de acordo com a realidade, a iniciativa e a provisão vêm de Deus. Não se preocupem com as perdas e assim, descobrirão que todas as suas necessidades serão satisfeitas.

Quero convencê-las a relaxar, a não se preocuparem tanto em adquirir. Em vez disso, prefira dar, correspondendo assim ao cuidado de Deus com a sua vida. Aqueles que  não conhecem a Deus e que não sabem como Ele trabalha, é que se prendem a essas coisas, mas vocês conhecem ao Senhor e sabem como Ele trabalha. Mateus 6:30-33 (Bíblia: A Mensagem).

 

Para que tanto estoque?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo