Podcasts: por que todos estão falando sobre isso?

Você gosta de ouvir rádio? Com a expansão da internet, o rádio tornou-se cada vez mais substituído por alguns outros recursos e com isso, o podcast assumiu o seu lugar. É claro que ainda há espaço para o tradicional programa de rádio, ouvido por muitos de seus admiradores fiéis. Mas, o mesmo aconteceu com diversos outros recursos, como as cabines telefônicas, fitas cassetes, lista telefônica, mapas de papel, enciclopédias, enfim, observamos que todos esses equipamentos foram substituídos por tecnologias que oferecem a capacidade de fazer muitas das mesmas coisas, mas em formatos menores e mais portáteis.

A palavra podcast é a junção de Pod – “Personal On Demand” (pessoal sob demanda), com “broadcast” (radiodifusão). E a grande vantagem é que você pode ouvir um bom conteúdo enquanto trabalha, dirige ou faz faxina, basta ter o smartphone por perto.

Existem inúmeras plataformas de transmissão deste conteúdo, como Spotify, SoundCloud,       Deezer, Apple Podcast e YouTube, para citar alguns dos nomes mais conhecidos. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em 2019, eram aproximadamente 50 milhões de internautas ouvindo podcasts no Brasil.

Um dos motivos que torna o podcast tão popular é o desejo das pessoas  por  conteúdos cada vez mais segmentados, ou seja, assuntos mais específicos de acordo com os seus interesses. Nesse sentido, o formato do podcast oferece a oportunidade de atender a essa demanda.

Os produtores de conteúdo não precisam de equipamentos caros ou estúdios de gravação, pois produzir um podcast, na maioria dos casos, é simples e barato. São várias as estratégias e os formatos que um podcast pode seguir, entre eles: entrevistas, debates, histórias ou monólogos. Na Igreja Batista Renascer, por exemplo, toda semana trazemos convidados e fazemos uma espécie de entrevista/bate-papo sobre determinado tópico em que o convidado é especialista. Se você ainda não conhece, vale a pena conferir o Nozes cast!

Se você tem vontade de impactar um grande número de pessoas com a sua mensagem e construir uma nova fonte de receita, o podcast pode ser uma excelente estratégia. Mas lembre-se que é necessário investir muita energia, dedicação e constância na elaboração e gravação dos conteúdos. Isso porque as plataformas de streaming priorizam os produtores de conteúdo que postam regularmente e que se dedicam a criar conteúdos mais longos. Afinal de contas, o interesse dessas plataformas é fazer com que os seus usuários fiquem cada vez mais conectados a elas, pois, dessa forma, conseguem mais patrocínio e receita, o que permite que os produtores de conteúdo alcancem  mais pessoas e também passem a monetizar (gerar ganhos financeiros) a partir de suas produções.

Ficou interessado neste formato cada vez mais popular? Ainda há muito espaço para novos projetos de podcast, pois diversos segmentos ainda não foram explorados, portanto, essa pode ser uma excelente oportunidade de destaque para você ou sua empresa.

Felipe Ribeiro Araújo

Gestor de Marketing Digital na Agência EverUp. Músico e ministro de louvor na Igreja Batista Renascer - Alice Barbosa.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x