Revista Renascer Versão Digital

Entrevistas

Projeto ide – Raízes que dão frutos

O chamado missionário e as boas obras para aqueles que necessitam são uma das maneiras pelas quais se desempenha o cumprir da ordem de Jesus Cristo, de que os seus verdadeiros seguidores deveriam ir e fazer discípulos. Nessa entrevista, você conhecerá o Projeto Ide, com sede em São Luís de Montes Belos (interior do Estado de Goiás) e que, apesar de recente em sua fundação, tem gerado grande impacto social por meio da arrecadação de verbas pela venda de cactos e suculentas. Você verá que o agir de Deus é criativo, e que o ide e pregar da Palavra de Deus muitas vezes pode ser realizado, utilizando-se de recursos e ferramentas que já estão ao seu redor! Confira a entrevista com Claudia Coelho Santa’Ana e Reginaldo Augusto Santa’Ana, fundadores do projeto missionário.

  • Como surgiu a iniciativa?

O Projeto Ide nasceu da inquietude que o Espírito Santo plantou em meu coração durante testemunho da missionária Zenilda, em que ela apresentava o trabalho que desenvolve na Índia com viúvas. Foram vários os questionamentos e o principal era: o que fazer para cumprir a direção que Jesus deixou para ir até os confins da Terra? No momento de uma oração feita na igreja, audivelmente o Senhor falou comigo que iria nos entregar um projeto, cujo nome deveria ser Ide, e toda a sua renda seria para as nações. A segunda direção para o nascimento do projeto, aconteceu pouco tempo depois, quando a minha pastora (Juliana Rodrigues) me levou a um passeio em um grande viveiro na cidade de Goiânia. Naquele momento, o Senhor me conduziu de forma extraordinária ao setor de cactos e suculentas e ali naquele local, Ele me disse como iniciaríamos o projeto. Compartilhei com meu esposo e ele cuidou de criar as estratégias para colocarmos em prática a direção que o Senhor tinha nos dado.

  • Qual é o principal objetivo do projeto?

O principal objetivo do Projeto Ide é gerar recursos para ajudar na provisão de missões a nível local, nacional e mundial. Mas, é importante pontuar que o Projeto Ide também tem sido instrumento de evangelização, e de forma linda, tem sido resposta para muitas pessoas que buscam ajudar o próximo e não sabe como, independente da sua crença. A resposta da sociedade tem sido impactante.

  • De que maneira funciona a arrecadação de verbas e para onde estão sendo destinadas?

Atualmente, o Projeto Ide é itinerante, fazemos exposições de vendas dos cactos e suculentas nas empresas parceiras e apoiadoras da causa. Além disso, trabalhamos também as vendas por meio do Instagram (@projeto_i.d.e). O fato de sermos empresários e termos uma vida extremamente atarefada, não nos isenta da obrigação de acharmos meios de obedecer a direção do Senhor. Hoje trabalhamos dois dias da semana com vendas. Mesmo assim, o projeto expandiu de uma maneira que não imaginávamos. A princípio, o Senhor direcionou para enviarmos recursos a Casa de pão de Moçambique e a Casa de viúvas na Índia, a seguir a Casa de Pão em São Luís de Montes Belos e recentemente também no Sertão. São projetos que não apenas levam alimentos para as pessoas, mas também cuidam do desenvolvimento pessoal delas, com foco principal na evangelização.

  • Como tem sido o trabalho desempenhado nesses lugares?

A pastora Valéria Rodrigues e seu esposo, pastor Adonias, fazem um trabalho incrível de evangelização e nutrição com a Casa de Pão em Moçambique. Em São Luís de Montes Belos (GO), esse mesmo projeto nasceu, e todo recurso é destinado para a compra de alimentos. Já o projeto de viúvas na Índia é conduzido pela missionária Zenilda, e o primeiro valor enviado pelo projeto Ide foi integralmente revertido em colchões para as viúvas. Mas, o trabalho lá é bem amplo, desde auxílio com moradia, alimentação, até a evangelização das viúvas, incluindo capacitação com cursos profissionalizantes. Recentemente, iniciamos também o envio de recursos para Casa de Pão do Sertão, sob a direção da pastora Meiry e do pastor Ariovaldo. Lá, tem sido feito um trabalho de reforço escolar, estudos bíblicos com as mulheres e entregas de cestas básicas. Todo o recurso do Projeto Ide tem sido usado para apoiar missões que estão integralmente comprometidas em amar vidas, cuidando das necessidades reais delas e falando do amor de Deus. Através da MCM (Missão Cristã Mundial) temos encontrado projetos os quais o Senhor tem nos direcionado.

  • Quais são os planos futuros para o Projeto Ide?

Estamos em fase de expansão, abrindo novos pontos de exposição de vendas, justamente pela resposta positiva que a sociedade deu para o projeto. Em breve, trabalharemos também em cidades vizinhas de forma itinerante. Apesar de todos os planos de crescimento, esperamos ouvir os direcionamentos do Senhor e confiar que Ele tem trazido pessoas que realmente se envolvem e entendem a missão do projeto.

  • Como as pessoas interessadas podem ajudar?

Primeiramente podem ajudar orando pelo projeto e auxiliando na divulgação das iniciativas e atividades que desempenhamos. Claro, podem adquirir os cactos e suculentas que vendemos e por fim, se juntando a nós no desenvolvimento das atividades. Entendemos que este projeto pode ser realizado por pessoas que creiam na necessidade de apoiar missões e que desejam, ardentemente, cumprir um dos últimos direcionamentos de Jesus: ir por todo o mundo e anunciar o Evangelho. O Projeto Ide é sobre isso! Assim, deixamos aqui o convite para se juntar a nós. (@projeto_i.d.e)

Projeto ide – Raízes que dão frutos

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo