Se levante em fé!

Fé vai além de uma revelação de um milagre ou provisão. É muito mais do que ver um câncer ser curado ou um paralítico andar. A fé implica em ter uma atitude cotidiana na direção de comportamentos que revelarão a submissão e a obediência à vontade de Deus.

No contexto prático da nossa fé, cuidamos da pintura, ajustamos o som, ornamentamos os ambientes, nos preocupamos com a liturgia, com a melodia e apresentamos a Deus a excelência de um ambiente agradável, perfumado e puro para a adoração. Mas será que fazemos o mesmo com a nossa saúde, com o templo verdadeiro do Espírito Santo? Somos templo do Espírito Santo (1 coríntios 6.19), e é nossa responsabilidade cuidar adequadamente do lugar onde Deus habita.

Entenda: não é tudo que você “pode” que você “deve”. Continuamente, abordamos em nossos púlpitos sobre os malefícios de vários pecados, inclusive o consumo de drogas e bebidas alcóolicas, mas, e a glutonaria? Vejo pessoas comendo mais do que deveriam, e este comportamento vai contra a vontade de Deus descrita em Lucas 21:34. É preciso ter fé para dizer não aos exageros, se submetendo à renúncia da embriaguez e da glutonaria.

Segundo o  Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), temos mais de 4 milhões de mortes por ano em função da obesidade, com mais de 672 milhões de adultos obesos ao redor do mundo. Este número deve melhorar apenas a partir do ano 2030. A obesidade está ligada ao aumento de doenças cardiovasculares, apneia do sono, diabetes e doenças crônicas.

Interessante notar que pedimos a Deus fé para curar um enfermo, mas não temos “fé” para assumir a responsabilidade de não cooperarmos para que surjam as doenças. Em Hebreus 11:1 podemos compreender que a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver. Esperamos saúde na velhice, mas precisamos começar com atitudes saudáveis hoje para usufruirmos amanhã. Chega de delegar a Deus aquilo que depende apenas de nós.

Todos os dias, ao se levantar, você precisa  fazer inúmeras escolhas que podem promover saúde ou doença, que podem te levar a usufruir de bem-estar e um excelente desempenho físico e mental ou não. A verdade é que necessitamos de muita fé para fazer as escolhas certas, pois diariamente somos levados a usufruir de escolhas sentimentais, emocionais e imediatistas, o que nos leva a uma direção contrária àquela que é capaz de promover vitalidade ao templo do Espírito Santo, o nosso corpo.

Precisamos deixar de tomar atitudes baseadas em nossas ansiedades e começarmos a depender de Deus, com a confiança de que as coisas darão certo (Romanos 8:28). Não existe garantia na escolha, existe fé para sairmos da zona de conforto, na convicção de que Deus está no controle, e prosseguirmos para uma  vida saudável e plena.

Em Betesda, na passagem bíblica de João 5:6, Jesus perguntou a um enfermo se ele gostaria de ser curado. Acredito que a resposta era óbvia, pois fazia décadas que aquele homem sofria, e logo veio a orientação de Cristo: “levante-se!”. Analise comigo: muitas pessoas buscam por uma  palavra de conhecimento, para saberem o que devem  fazer, querem alcançar uma sintonia com o Eterno por meio de jejuns, leem a Bíblia para fortalecer as suas convicções, mas o que têm feito para promover a saúde do seu físico?

Entenda: o Senhor vive em você. Ele está o tempo todo ao seu lado para te fortalecer, resistir e vencer as dificuldades. Por isso, espero em Deus que, ao terminar a leitura desta coluna, você tome a atitude de tornar a casa limpa, livrar-se das doenças, parar de olhar para as águas agitadas e mergulhar na convicção de sua fé.

Nesse momento, há muitas pessoas que estão diabéticas, hipertensas, sofrendo dores crônicas, se sentindo fracas, sem energia ou ânimo, mas Deus te chama hoje em um ato de fé, a se levantar, mudar o seu comportamento, suas atitudes, sair da zona de conforto e entender que o seu tratamento médico pode ser completamente impactado através da sua fé, colocando Deus acima de qualquer medo, ansiedade ou dor.

Assim, quero te encorajar a se levantar e ser completamente curado, por meio da sua fé e também através de atitudes e escolhas assertivas.

Dr. Paulo Marcelo

Médico Nutrólogo

Você também vai gostar de ver