Vacinação contra influenza: informação que salva!

Em abril de 2021, o Ministério da Saúde deu início a 24º Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, com expectativa de aplicar cerca de 80 milhões de doses em todo o país por meio do Sistema Nacional de Saúde (SUS). A vacina protege contra os vírus da Influenza A/H1N1, A/H3N2 e Influenza do tipo B. Segundo especialistas, a vacinação deve ser repetida após um período de 6 a 12 meses. Em Goiânia são quase 60 pontos de vacinação. Um deles é o CAIS Deputado João Natal, no Setor Leste Vila Nova. A Revista Renascer entrevistou a Enfermeira Geovana Rodrigues da Cunha, que trabalha na unidade há 12 anos. Confira:

  • Como vem sendo a procura pela imunização contra a Influenza na Unidade Básica de Saúde em que trabalha como enfermeira? 

Recentemente, outros grupos passaram a fazer parte dos grupos prioritários que podem receber a vacina no momento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como quem faz parte da força de segurança, pessoas com deficiência, forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores no transporte coletivo, para citar alguns exemplos. A aceitação da vacinação vem sendo tranquila. Até o momento não presenciei nenhum caso de resistência. A procura é grande e as reações pós-vacinais são mínimas. Acredito que a procura só não está sendo maior devido ao prazo de 15 dias de intervalo indicado entre a vacinação da Covid-19 e da Influenza. (Especialistas em saúde indicam que em caso de ser necessário a escolha na ordem das vacinas, a dose que protege contra a Covid-19 deve ser priorizada).

  • Como as pessoas podem se manter informadas sobre as atualizações nos grupos prioritários?

A cada mudança, a mídia costuma divulgar para a população. Todos precisam estar atentos para os grupos que vão sendo inseridos nas campanhas. Geralmente, um grupo é atendido por aproximadamente 1 mês. (Você pode conferir informações atualizadas no endereço eletrônico da Secretaria de Saúde – saude.goiania.go.gov.br/).

  • Mesmo com o controle nos casos, por que é tão importante que as pessoas se vacinem contra a Influenza?

É por meio da vacinação que se evita um pico da doença e que haja uma nova propagação. Apenas a vacina é apta para conter o vírus e para manter o controle dos casos.

  • Com base na sua experiência, em qual grupo a procura por vacinas contra a Influenza é menor?

Eu percebo uma procura menor para vacinar as crianças, geralmente não conseguimos atingir a meta para essa faixa etária. Por outro lado, há uma procura intensa por parte dos idosos.

  • Onde as pessoas podem se informar para tirar as suas dúvidas?

Em caso de dúvidas e para obter mais informações, as pessoas  podem se dirigir a uma Unidade de Saúde, como um Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS) e perguntar para a equipe de Enfermagem ou ainda, procurar o setor de  triagem, onde os profissionais estão sempre bem informados. É importante lembrar que as pessoas podem atualizar o seu cartão de vacinação em um posto de saúde, já que se houver a falta de alguma vacina, elas também poderão ser feitas.

  • Caso a pessoa esteja com a carteira de vacinação desatualizada ou perdida, como ela pode garantir a regularização das doses?

Primeiro, iremos verificar o sistema informatizado onde serão checados os registros das vacinas. Com essas informações, conseguimos fazer a atualização das vacinas necessárias. Não ter o cartão em mãos não é impeditivo para receber as doses atrasadas.

Jéssica Lima

Formada em Jornalismo, atua como revisora editorial, produtora de conteúdo para redes sociais e atua como jornalista na equipe editorial da Revista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x