Gripe H1N1

A gripe H1N1 é uma doença causada pelo vírus Influenza A; subtipo H1N1. A transmissão acontece através das vias sintomáticas respiratórias (tosse com secreções) inaladas ou via contágio da mão contaminada em boca e ou mucosas (olhos).

O quadro clínico é composto pelos seguintes sinais e sintomas: febre alta e súbita; dor no corpo; mal estar geral e tosse (início seca) e posteriormente secretiva. Isto caracteriza o estado gripal que pode persistir por mais ou menos sete dias, com declínio da febre com três ou quatro dias.

A prevenção da gripe H1N1 acontece através da vacinação anual, pois a vacina não dá proteção maior do que dez meses. Por isso, é importante evitar aglomerações neste período. Além disso fazer higiene das mãos após entrar em contato com objetos públicos, como maçanetas, carinho de supermercados, alimentos, etc.

A higiene das mãos deve ser feita com álcool gel ou água e sabão quando estiver em casa. Além disso, deve-se lavar bem os alimentos antes de ingerir.

Existem formas graves da gripe, que se caracterizam com a piora dos sintomas acima descritos, acrescidas de muito desconforto respiratório e falta de ar. Nestes casos, o paciente deve ser internado e fazer uso imediato do antiviral oseltamivir (TAMIFLU).

Toda gripe é causada pelo vírus Influenza, que possui três tipos diferentes A, B e C. O A e B são os maiores responsáveis pela epidemias de gripe e pelas gripes sazonais. Há também outras doenças respiratórias causadas por outros vírus, que se assemelham com a gripe do Influenza e podem ser causadas por outros vírus, tais como: Vírus Sincicial, Metapneumovirus e Rinovírus.

Seja cuidadoso com a sua saúde, previna-se contra a gripe.

Dr. Boaventura Braz de Queiroz

Médico Infectologista / Trabalha na CLIMIPI, IOG / CLÍNICA DOS ESPORTES / HOG e HDT

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x