Quando um crente deve buscar terapia?

imagem: envato

351

Na edição anterior da Revista Renascer, trouxe o texto: “Crente precisa de terapia? ”, no qual abordei os benefícios da ajuda terapêutica para os cristãos. Nesta edição, quero dar continuidade ao assunto, discorrendo sobre quando um crente precisa de terapia. Vamos lá?

Sempre me deparo com a pergunta: quando devo procurar um psicólogo? Em momentos difíceis ou diante de alguns problemas que parecem de difícil solução, muitas pessoas pensam em procurar um psicólogo, mas desistem por diversos motivos: medo, vergonha, preconceito, desconhecimento ou até mesmo por não acreditarem que um profissional poderá ajudar a resolver suas demandas de forma coerente.

De fato, o papel da psicologia é ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e, assim, encontrarem dentro de si mesmos as respostas que procuram. Entretanto, por falta de esclarecimento, de recursos ou simplesmente por não acharem que se encontram no seu tempo para o processo terapêutico, não buscam ajuda.

Sobre esse assunto, elaborei um conteúdo que intitulei de “Os se’s da psicoterapia”, e quero compartilhar com vocês para que possam identificar qual o seu momento, uma vez que somos diferentes e já aprendemos que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Se você tem dúvidas sobre quando iniciar uma terapia, confira os principais “se’s da psicoterapia” que podem te ajudar a tomar esta decisão:

  1. Se você sente as emoções com muita intensidade, ao ponto de afetar a sua qualidade de vida;
  2. Se você passou por uma situação traumática;
  3. Se você apresenta sintomas de doenças não diagnosticadas – Acredite! As nossas emoções influenciam o nosso corpo;
  4. Se você precisa de válvulas de escape com frequência para compensar as suas emoções;
  5. Se você tem uma ideia fixa ou uma vontade que não passa;
  6. Se as coisas que antes te interessavam perderam a graça;
  7. Se você se sente constantemente desanimado ou sem energia;
  8. Se você tem problemas nos seus relacionamentos.

Sei que existem muitos “se’s”, mas espero que a partir destes, você consiga fazer uma reflexão. O importante é não se justificar nos problemas, mas superá-los e buscar ser uma pessoa melhor a cada dia.

Se você tem sentido  algum dos sentimentos citados, sugiro que cuide de suas emoções e busque ajuda profissional.

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x