Muitos de nós ouvimos: “olha a postura”, “mantenha a coluna ereta”. Mas, o que de fato nos leva a nos preocupar em ter uma postura considerada correta? Em primeiro lugar, precisamos entender que a postura correta é aquela que é mantida com facilidade, sem esforço, sem fadiga, facilitando os nossos movimentos. Todos nós temos a sua individualidade, então o que é boa postura para um indivíduo, talvez não seja para o outro.
No entanto, todos devem evitar situações que prejudicam a postura adequada e, consequentemente, atividades que prejudicam a coluna. A má postura é adquirida por maus hábitos ao longo dos anos e se não tivermos o devido cuidado, poderá afetar a nossa qualidade de vida.
O cuidado com a coluna deve ocorrer desde a infância, como por exemplo, evitando o uso de mochilas e bolsas de forma incorreta. Além disso, precisamos estar atentos ao excesso de peso, a posição que ficamos para estudar e trabalhar, a altura do monitor do computador e do celular. É necessário também o cuidado na hora de realizar as atividades domésticas ou braçais, e até mesmo o uso inadequado do travesseiro na hora de dormir. O sedentarismo e a obesidade também podem contribuir para os problemas na coluna.
As consequências mais comuns que afetam a nossa qualidade de vida são os desvios posturais, como a escoliose, cifose, hiperlordose, dores nos ombros, enxaqueca tensional, desgaste articular, hérnia de disco, problemas digestivos, protrusão abdominal, insônia, etc.
A prevenção ainda é o melhor remédio para evitar a má postura e suas consequências, através da atividade física (musculação, natação, dança, pilates), orientação no trabalho, alimentação saudável, acompanhamento psicológico e fisioterapêutico.
“Cuidar da postura é cuidar da saúde do nosso corpo!”