Revista Renascer

dieta
Saúde

A dieta da vez

Principalmente no início do ano, como nutricionista clínica em contato direto com pacientes, vejo que é cada vez mais perceptível a busca incessante das pessoas por dietas “milagrosas” ou as chamadas dietas da moda. A dieta detox, a seca barriga, low carb, da proteína ou cetogênica, são as dietas da vez. Mas, falando em saúde, o que realmente é considerado benéfico para o seu organismo? Emagrecer rápido ou de forma saudável?

Começamos a entender os transtornos que estas dietas restritivas podem causar, quando partimos do princípio de que o termo dieta deve ser utilizado apenas em pacientes com restrição alimentar, com tratamento patológico ou em atletas com objetivos específicos. Já os termos reeducação alimentar e plano alimentar balanceado, devem ser utilizados por pessoas saudáveis, com objetivos estéticos ou apenas de saúde.

O impacto negativo que estas dietas restritivas causam são enormes, uma vez que elas são pautadas em restrição calórica, diminuição do número de refeições ou retirada de grupos alimentares. Elas prometem assim, resultados significativos em um curto período de tempo.

No entanto, sabe-se que as dietas restritivas, após períodos de grande aporte calórico diário, juntamente com o excesso de carboidrato, tendem a fracassar ou a desencadear transtornos alimentares e psicológicos. Alguns deles, como compulsão alimentar, ansiedade e depressão. Deste modo, para obter o sucesso no emagrecimento e na melhoria da saúde e bem estar, não é necessário recorrer à dietas restritivas. Elabore um plano alimentar balanceado.

Portanto, se você quer começar bem o seu ano, é necessário entender a importância da reeducação alimentar no processo de emagrecimento saudável. Ela auxiliará o paciente a encontrar o equilíbrio, entendendo que o processo ideal deve ser lento, para que assim ele seja também duradouro.

A dieta da vez

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo