A espera de Sara

imagem: envato

156

Nessa edição da Revista Renascer, gostaria de abordar sobre o processo das promessas do Senhor. Como filhos de Deus, precisamos entender que existe uma caminhada entre a realização da promessa e o seu cumprimento. Infelizmente, muitos se perdem no meio do processo, por não saber esperar do modo correto, e com isso entregam os pontos.

Nesse sentido, muitos questionam sobre o não cumprimento de uma promessa, como se o erro estivesse em Deus, quando, na realidade, o problema está no ser humano. Para nos aprofundarmos mais sobre o exercício da espera, quero compartilhar algumas lições que aprendemos com Sara, a esposa de Abraão e serva do Senhor.

Primeiro, com a sua história, vemos o quanto a espera pode ser árdua. Isso você bem sabe, afinal, esperar não é uma tarefa fácil. Como você reage quando a notícia que você tanto esperava não chega no tempo previsto? A nossa expressão se torna triste e abatida. Caro leitor, eu acredito que muitos desanimam porque vivem apenas com os olhos naturais. Assim, são incapazes de enxergar com o espírito. O resultado é o desânimo e uma visão limitada do que vivem.

Na história de Sara, vemos que em um momento de desesperança, ela age de maneira equivocada. Acreditando que não haveria outro modo de Abraão ter uma descendência, ela autoriza com que a sua serva se deite com o seu marido, ato que foi responsável por gerar a vida de Ismael. Quantos de nós não agimos do mesmo modo? Por achar que Deus está demorando ou que está, no mínimo, atrasado, agimos por nós mesmos. O resultado é que entramos em desespero e em grandes conflitos.

Confiar em Deus é mais do que acreditar, é estar pronto para qualquer situação. Apenas com esse entendimento é que teremos um nível mais profundo de relacionamento com o Senhor.

Além disso, nos tempos de Sara, a maior realização de uma mulher era ser mãe. Sendo assim, quanto mais filhos, mais a mulher seria valorizada. Agora, imagine a posição em que ela se encontrava. O nome de seu marido, Abraão, significava simplesmente “pai de multidões”. Certamente não era nada fácil esperar pela realização dessa promessa.

Sara conviveu décadas com a dor da espera, mas ao olharmos para ela, aprendemos que dores antigas podem ser curadas. Ainda hoje, costumo sempre repetir que as Escrituras irão “funcionar” à medida que você crê no que ali está escrito.

Se olharmos meramente com os nossos olhos humanos, sabemos que provavelmente ninguém esperava que Sara, já com 90 anos, seria capaz de gerar uma criança. O que isso nos ensina hoje? Viver com Deus é mesmo uma loucura! Desse modo, é esperar que coisas aconteçam “do nada”, mesmo na ausência de explicações lógicas ou mais prováveis.

Quero finalizar essa Palavra Pastoral com uma frase: você não conseguirá acertar um alvo se não puder enxergá-lo. O que isso diz sobre o tema da espera? O trabalho do inimigo é encher a sua mente com incredulidade. Assim, você se torna incapaz de criar imagens do que deseja contemplar em seu futuro. O Senhor nos dotou com uma capacidade espetacular de imaginarmos e de sonharmos, por isso, não perca tempo dando espaço para as dúvidas.

Há muitos anos atrás, eu só tinha a imagem do que seria a igreja que eu e minha família estaríamos. No começo, contava apenas com uma promessa do Senhor, poucas pessoas para nos ajudar e em mãos, a chave da imobiliária. Hoje, vejo que grandes coisas o Senhor tem feito por nós e pela Igreja Batista Renascer.

Veja o que está escrito em Salmos: “Sustenta-me, segundo a tua promessa, e eu viverei; não permitas que se frustrem as minhas esperanças” (Salmos 119:116). Portanto, podemos nos apegar firmemente à esperança que encontramos no Senhor.

Assim como Abraão, Sara também teve seu nome mudado. Antes, era conhecida como Sarai. Na Bíblia, toda mudança de nome envolve maturidade e relacionamento com o Senhor. Com isso, vemos que a promessa — o filho — somente foi entregue a esse casal quando ambos estavam maduros, conectados ao Senhor e em um novo nível de fé.

E você, está disposto a esperar o tempo certo de Deus? O meu conselho é para que aproveite o tempo do processo para aprender e amadurecer a sua fé, pois as promessas d’Ele nunca falham!

Deus te abençoe!

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Matérias Recentes

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x