Enchei-vos do Espírito Santo!

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. (Efésios 5:18).

Vivemos em um mundo onde familiares, amigos, colegas de trabalho, redes sociais e autoridades influenciam constantemente os nossos pensamentos e comportamentos com seus conselhos e ensinamentos. Ao preparar esta Palavra Pastoral, senti a necessidade de compartilhar sobre a importância da nossa relação com o Espírito Santo e como aquilo que ouvimos molda as nossas ações e pensamentos.

Observe que em sua carta aos Efésios, capítulo 5, verso 18, Paulo instrui os fiéis a se encherem do Espírito Santo. Mas, o que isso realmente significa?

O Espírito Santo é uma pessoa dotada não só de poder, mas também de inteligência. Ele é parte da Trindade, unido a Deus e Jesus. Enviado após a ressurreição de Cristo, o Espírito Santo reside em nós, equipando-nos, guiando-nos e auxiliando-nos a viver para a glória de Deus. Ele atua de forma extraordinária como conselheiro, amigo e consolador, acompanhando-nos em todos os momentos.

Nesse sentido, cabe a nós entender que a nossa vida reflete as vozes que escutamos, e é exatamente por esse motivo que é essencial buscar a presença do Espírito Santo. Ao tomar essa atitude diária, começamos a ouvir a Sua voz constantemente e assim podemos agir de acordo com Sua vontade.

Entenda que o Espírito Santo é uma pessoa, e por esse motivo encontramos n’Ele o relacionamento saudável que tanto buscamos em nossa vida. A verdade é que na maioria das vezes o ser humano nos deixa magoados e solitários. Já o Espírito Santo guia os nossos atos, fortalecendo o nosso presente e aprimorando o nosso futuro, independente do nosso passado.

Como cristãos, sabemos que somos falhos, mas para termos uma vida mais assertiva em diversos aspectos, é essencial parar de ouvir vozes que não nos edificam e focar apenas na voz de Deus. Observe que frequentemente, quando pedimos socorro, Deus responde de maneiras inesperadas e talvez não do modo que gostaríamos que fosse. Assim, acabamos optando por caminhos divergentes, acreditando que os nossos desejos superam a vontade de Deus, e isso com certeza nos leva ao fracasso.

Entenda que é gratificante viver sob a dependência de Deus. Nesse estado, compreendemos que Suas ações podem parecer sem sentido aos olhos humanos, mas diariamente temos a oportunidade de sermos fortalecidos, pois o Senhor provê todas as coisas que precisamos e nos protege.

As histórias de Josué, marchando ao redor das muralhas de Jericó, e a multiplicação dos pães e peixes, exemplificam como Deus opera além da nossa compreensão. Josué, seguindo a orientação de Deus, marchou ao redor das muralhas de Jericó, resultando em uma vitória milagrosa que não poderia ser explicada por táticas militares convencionais. Da mesma forma, a multiplicação dos pães e peixes por Jesus demonstrou um poder sobrenatural que desafia as leis naturais, alimentando milhares de pessoas com recursos limitados.

Essas narrativas bíblicas revelam um relacionamento íntimo com o Espírito Santo, o qual devemos buscar diariamente. Encontramos sossego e descanso no Criador, pois sabemos que Ele tem o controle de tudo. Nesse contexto, vejo o que está descrito em Isaías como algo que se aplica aos dias atuais:

“Porque assim diz o Senhor Jeová, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes, estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança, estaria a vossa força, mas não a quisestes”. (Isaías 30:15).

Portanto, é tempo de superar a dificuldade de confiar no tempo e na maneira de agir do Senhor, colocá-Lo como a bússola de nossas vidas e estarmos dispostos a enfrentar o silêncio para ouvir Sua voz suave.

É impossível permanecer o mesmo ao experimentar a presença de Deus. Assim, obedeça ao Senhor e siga as Escrituras diariamente, mantendo-se constante em jejum, oração e leitura, para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Aquiete o seu coração e saiba que Ele está com você. Fuja das distrações e esteja atento aos planos e propósitos de Deus para sua vida e família.

Ele continua provendo tudo aquilo que você precisa!

Que Deus o abençoe!

Pr. João Queiroz

http://contato@batistarenascer.com

Graduado em Pedagogia e Teologia, pós-graduado em Neuropsicologia e Psicanálise Clínica. Fez curso de Coaching, é pastor presidente da Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x