Revista Renascer

Artigos

Amizade & Cristianismo

Uma das maiores dádivas na vida de uma pessoa é uma amizade verdadeira. Os amigos são entes muito queridos que, muitas vezes, são tão importantes quanto os nossos familiares.

O Dia do Amigo é comemorado em várias datas no Brasil, mas dia 20 de julho é a data oficial do Dia do Amigo, que é ao mesmo tempo, o Dia Internacional da Amizade.

O Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, através de um Decreto. Depois foi, gradualmente, adotado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países comemoram a data.

A primeira comemoração pretendia comemorar a chegada do homem na Lua, significando que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis.

Quando se fala em amizade hoje em dia, nota-se que a maioria de pessoas tem dificuldade em criar amizades e estabelecer vínculos por falta de confiança. As pessoas estão totalmente envolvidas em um sentimento de medo de se entregar a amizade, pois infelizmente há pessoas que se dizem amigos, somente enquanto tem algo para ganhar.

A Bíblia diz em Provérbios 18:24, que: O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”.

 Isso significa que uma das maiores dádivas na vida de uma pessoa é uma amizade verdadeira. Os amigos são entes muito queridos que, muitas vezes, são tão importantes quanto os nossos familiares.

tumblr_mkhouafz8j1rzadffo1_500Um amigo tem o dever de agir como um irmão, pois o verdadeiro amigo se preocupa e ajuda, mesmo em momentos difíceis. O maior erro do ser humano, independentemente de ser ou não cristão, é acreditar que pode viver e suportar tudo sozinho.

Amizades são uma parte importante da nossa vida. Desde a criação de Adão e Eva, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana. Em famílias, igrejas e comunidades criamos laços de amizade. Precisamos compartilhar a vida com outras pessoas.

Veja em Amós 3:3: “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”. Um amigo é alguém em quem se pode ter total confiança, é com quem se compartilha respeito mútuo, não com base em mérito e interesses, mas com base em uma semelhança de espírito.

No entanto, nem toda amizade é sadia e, por isso, agradável a Deus. Muitas amizades podem nos conduzir ao pecado, às coisas do mal e não ao bem. São amizades perniciosas, que insistem em levar o outro ao erro por meio de palavras, gestos, planos, etc. Esse é o tipo de amizade plantada por Satanás e que só traz prejuízos as pessoas.

Em todo o tempo, vemos nos relatos da Bíblia que Jesus tinha amigos onde estava. Ele ajudava, ensinava, servia, e mais do que isso: deu Sua vida por todos nós. Que maior amor um amigo pode demonstrar do que este: ter pagado pelos meus pecados e os de todas as pessoas?

Os amigos de verdade se amam, se identificam. Eles compartilham seus problemas, seus medos, suas angústias e tristezas, e juntos, buscam soluções. Entre eles há um propósito muito sério. A amizade verdadeira leva o outro a ser bem sucedido, a se portar com prudência, a ser vitorioso e a conquistar o respeito dos outros.

Esse é o verdadeiro exemplo de amizade deixado pelo rei Jesus Cristo!

Amizade & Cristianismo

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo