Características da Igreja Primitiva

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.” (Atos 2:42-44).

 Nesta segunda Palavra Pastoral do ano, gostaria de trazer aos irmãos uma reflexão sobre a história narrada por Lucas, no livro de Atos dos Apóstolos. Esse livro narra eventos maravilhosos que nos mostram uma realidade vivida pela Igreja que deve nos inspirar nos dias de hoje.

Durante todos os capítulos deste livro, conhecemos milagres, lemos discursos maravilhosos feitos por homens de Deus e entendemos mais sobre a perseguição sofrida pelos cristãos durante este período fundamental para a história da Igreja cristã.

Irmãos, nos últimos tempos o Senhor tem falado muito ao meu coração sobre os eventos que acontecerão precedendo o retorno de Cristo. Acredito que ao olharmos para o que é descrito nos capítulos de Atos, estamos olhando de fato para o que a Igreja atual irá experimentar. É impossível vivermos em um mundo como os tempos de hoje sem que haja a manifestação do poder do Senhor! É exatamente em Atos que vemos Pedro ser liberto de uma prisão por um anjo enviado pelo Senhor, assim como vemos os lenços do Apóstolo Paulo curando multidões de enfermos.

Olhando para todos esses milagres e para o agir sobrenatural de Deus, precisamos entender que é esse tempo que a Igreja de Cristo precisa voltar a viver. Hoje estamos vendo uma invasão de sentimentos ligados ao descrédito, desânimo e tristeza enraizados na alma das pessoas a ponto de não conseguirem mais compreender e aceitar que o nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hebreus 13:8).

O momento mais crítico que enfrentamos é quando vemos que o coração do povo de Deus está congelado. É inadmissível que tratemos a Palavra de Deus com descrença e apatia, por isso, há uma urgência pela manifestação do trabalho do Espírito Santo — responsável por promover o avivamento esperado em nosso meio.

Você pode olhar para a realidade que está acostumado a ver em sua igreja e pensar que isso não está perto de acontecer, mas gostaria que soubesse que há lugares no mundo que já estão vivenciando essa transformação.

Recentemente, tive o privilégio de fazer uma viagem ao Egito e pude contemplar o agir sobrenatural do Senhor no Oriente. Ouvi relatos que fazem parecer que estamos olhando para aquilo que foi relatado em Atos 2. Por isso, precisamos crer que é isso que faz parte do que o Senhor planeja para a nossa geração. Muitos dizem que são cristãos, frequentam a igreja, mas continuam afundados nos problemas e no pecado.

No entanto, podemos crer que isso irá mudar! O avivamento está acontecendo em vários lugares na Terra, existem milhares de cristãos que desafiam a morte todos os dias simplesmente pela razão de serem cristãos, assim como eu e você. Homens e mulheres que, em pleno século XXI, repetem aquilo que Pedro proclamava no tempo de Atos, não se apegando à própria vida e não admitindo a possibilidade de negar o Nome daquele que tinha o salvado. Assim fazem tantos irmãos nos dias de hoje, que devem ser os nossos exemplos de fé e fidelidade com o Senhor.

Outro ponto presente na Igreja primitiva e que é essencial para nós é a importância da unidade. Não há uniformidade, mas sem dúvidas a comunhão e a unidade são princípios indispensáveis para uma Igreja que vive de acordo com os padrões esperados pelo Senhor. Hoje, muitos não conseguem nem mesmo lidar com opiniões diferentes, a intolerância é um dos grandes problemas que lidamos na atualidade.

Todos os dias olhamos para comportamentos que evidenciam a decadência moral do homem! Vemos o quanto ainda precisa ser transformado. A Igreja primitiva era considerada “invencível”, era temida pelos demônios, pelo próprio povo e tinha como base a dedicação ao ensino da Palavra. Portanto, ao olhar para as Escrituras Sagradas você está diante da maior arma que você poderá usar. É impossível haver vitória sem que haja meditação na Palavra, oração e vida constante com Deus. Sem esses princípios, não sobreviveremos.

Como pastor, creio que viveremos uma realidade de contemplação de testemunhos, onde compartilharemos histórias sobre o agir sobrenatural de Deus com cada um de nós. Precisamos adotar atitudes de união e generosidade uns com os outros, com cuidado, amor e oração.

Podemos ter esperança para o futuro! Ainda hoje, o Senhor conta com homens e mulheres que perseveram em construir um relacionamento profundo com o Espírito Santo e que estão prontos para viver o sobrenatural que Ele prepara para nós.

Você está preparado para esse novo tempo?

Que o nosso bondoso Deus abençoe e direcione a sua vida e a sua casa!

Pr. João Queiroz

http://contato@batistarenascer.com

Graduado em Pedagogia e Teologia, pós-graduado em Neuropsicologia e Psicanálise Clínica. Fez curso de Coaching, é pastor presidente da Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x