Como resgatar a comunicação na vida a dois?

Você já parou para pensar como se faz para ter um bom casamento e uma vida a dois mais harmoniosa? São muitas as ações que podem ser tomadas para que a vida conjugal possa ser resgatada, no entanto, a falta de comunicação em uma união com certeza traz grandes problemas e crises. Tais problemas muitas vezes podem ser solucionados ou mesmo evitados, caso houvesse a abertura da comunicação e consequentemente, do diálogo transparente e da amizade.

A falta de uma boa comunicação na vida a dois gera mal-entendidos, atritos, mágoas e feridas entre os casais. Precisamos entender que o vínculo matrimonial é a mais sólida junta e ligamento no Corpo de Cristo. Veja que nenhum outro relacionamento está ligado por um compromisso tão forte: até o fim da vida, e nenhum outro relacionamento alcança tal nível de intimidade: uma só carne. Nesse sentido, é interessante destacar que depois da comunhão com Deus, o matrimônio deve ser a nossa maior prioridade.

Na vida a dois devemos buscar alcançar um bom nível de conhecimento do cônjuge: saber dos seus gostos, necessidades, sentimentos, dificuldades, opiniões, alvos, etc. A decisão de entender bem um ao outro com certeza irá evitar muitos conflitos e dessa forma, seremos canais de benção na vida de outros casais, pois assim somos supridos pela graça e cuidado de Deus. Ao aprimorar a comunicação em nosso relacionamento conjugal, teremos um casamento que cresce e caminha para a maturidade.

Muitos acreditam que sabem conversar, no entanto, vemos que na prática isso não é uma verdade. Comunicar-se é muito mais do que falar, é saber ouvir, compreender e ser compreendido. Veja que o resgate da comunicação na vida a dois está ligado a vários fatores, como:

  • Melhorar a nossa comunhão com Deus. A solução? Andar na luz (1 João 1:7);
  • Perceber quando estamos nos comunicando com mensagens codificadas, ou seja, com meias palavras e indiretas. A solução? Falar a verdade em amor (Efésios 4:15-25);
  • Entender quando estamos com raiva e acabamos “explodindo” com o outro. Solução? Arrepender-se, confessar a raiva e controlar-se (Efésios 4:26-27).

Para ajudar nessa comunicação, seguem abaixo algumas dicas que podem sempre ajudar na rotina do casal:

  • Buscar o domínio próprio na hora de um diálogo mais intenso;
  • Falar sempre a verdade em amor;
  • Criticar menos e elogiar mais o seu cônjuge;
  • Redimir o tempo quando perceber que o excesso de uso das tecnologias está atrapalhando o diálogo e a relação.

Portanto, o padrão de Deus para o casal é elevado, porque trata-se de um relacionamento celestial e Divino, que o nosso Deus tem o maior prazer em prover e cuidar. Além disso, o casal que compreende que, somente em Cristo eles encontrarão toda a graça e capacitação para viverem a Sua vontade, com certeza desfrutarão de um casamento mais leve e próspero.

Assim: “Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros.” (Hebreus 13:4).

Renato Abdala Filho e Pollyanna Baltazar Magalhães Abdala

Renato Abdala Filho (Advogado, presbítero e líder do Ministério de Casais “Aliançados” da Igreja Batista Renascer). Pollyanna Baltazar Magalhães Abdala (Consultora imobiliária, diaconisa e líder do Ministério de Casais “Aliançados” da Igreja Batista Renascer).

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x