Revista Renascer

crescimento
Palavras Pastorais

Crescimento saudável: nosso maior desafio

Nesse mês de outubro, quero trazer uma palavra de reflexão aos leitores da Revista Renascer sobre a importância de crescer de forma saudável.

Esperamos que toda criança, depois de dois ou três anos de vida, tenha se desenvolvido e superado suas limitações iniciais, devendo ser capaz de falar, andar e alimentar-se com relativa independência.

A Bíblia se refere à conversão do crente como um “novo nascimento” (João 3.5). Depois disso, deve ocorrer o crescimento espiritual do convertido. Para isso, não basta esperarmos o tempo passar. Algumas atitudes precisam ser tomadas, caso contrário, seremos velhos, mas não maduros. Veja o que Palavra de Deus nos orienta em relação ao nosso crescimento espiritual:

“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e para sempre! Amém”. (2 Pedro 3:18).

O crescimento espiritual é uma das coisas mais importantes na vida de um cristão. A medida que o cristão cresce espiritualmente, podemos dizer que ele está amadurecendo na fé. Infelizmente, hoje muitas pessoas têm uma noção errada acerca do que é preciso fazer para crescer espiritualmente.

A pergunta então é: como crescer? O crescimento saudável é o nosso maior desafio. Crescer não apenas no que tange ao físico, mas também mentalmente e espiritualmente. O fato é que crescemos quando decidimos e permitimos ser ajudados.

Como você acha que chegará onde Deus quer que você chegue? Tranquilamente? Não, pois todos nós passamos por dores! Mas saiba que não há crescimento saudável sem dor, e por isso precisamos sair da mesmice e avançar em conhecimento e produtividade.

Gostaria que você refletisse sobre alguns pontos para que o crescimento aconteça de forma saudável:

  1. Desenvolva fortes relacionamentos com pessoas chave: muitas pessoas não crescem por estarem sempre na companhia de quem não acrescenta nada. Ao contrário, também infelizmente existem pessoas que desenvolvem amizades somente por interesses pessoais. É mais importante se dar bem com as pessoas do que estar na frente delas, por isso é importante desenvolvermos relacionamentos saudáveis, com pessoas que podem nos ajudar a crescer.

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! ” (Eclesiastes 4:9-10).

  1. Desenvolva trabalho em equipe: entenda que você não vai a lugar algum sozinho. Todo trabalho é feito em conjunto. Nós precisamos aprender isso! O trabalho em equipe é o que cria o crescimento, e não podemos perder isso de vista. Um jogador pode ser importante para a equipe, mas um único jogador não forma a equipe – John Wooden.
  2. Esteja sempre desenvolvendo uma boa comunicação: para crescer de forma saudável, principalmente nos dias de hoje, é importante interagir com as pessoas à nossa volta, e para isso precisamos desenvolver uma boa comunicação.  Precisamos aprender a conversar com as pessoas e a nos relacionar de maneira saudável e inteligente.
  3. Preocupe-se em melhorar a cada dia: Henry Ford falou que o fracasso é a oportunidade para começar de novo de maneira mais inteligente. Você precisa criar metas e superá-las. O bom é inimigo do excelente. O Evangelho é o mesmo, mas precisamos melhorar as estratégias, pois elas mudaram. Precisamos, por exemplo, desenvolver práticas mais inteligentes e eficazes para evangelizarmos. Entenda que é bom melhorar e crescer a cada dia.
  4. Ganhe experiência e maturidade: a arrogância de um jovem se deve à falta de conhecimento em relação às consequências dos seus atos. A maturidade não vem com a idade, ela vem com a sabedoria. Infelizmente, temos hoje vários jovens sábios e muitos velhos sem sabedoria. Portanto, trabalhe para que você ganhe experiência e maturidade em tudo aquilo que fizer, pois assim poderá também ajudar outras pessoas a crescer. Precisamos nos tornar uma igreja madura, que fará diferença na sociedade!

Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu. ” (Hebreus 10:36).

 

Nesse mês, eu desafio você a crescer e a ser melhor em tudo aquilo que Deus te proporcionar.

Deus te abençoe!

Crescimento saudável: nosso maior desafio

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo