Detox mental

Pronto! Acabou 2020… Quem diria que esse ano seria tão intenso? Com previsões animadoras e perspectivas de crescimento para economia e política, nem o mais sábio dos pesquisadores apostaria suas fichas e diria que esse ano seria como foi. Mas enfim, foi! Você e eu, chegamos até aqui, ao final dele e, com a graça de Deus, vivos!

Para alguns, as perdas deixaram dores e lágrimas, para outros, o crescimento profissional e o desenvolvimento de projetos antes guardados, trouxeram sucesso e muito trabalho. Mas, seja como for, o fato é que recebemos muita carga mental. Até os mais otimistas admitiram sentir medo diante de tantas incertezas. As notícias, quase sempre desanimadoras, nos apresentaram um cenário de desalento e preocupações com o que ainda estava por vir. Ficar isolado? Voltar ao trabalho? Presencial ou Home Office? Ir à igreja, estar presente nos cultos? E as crianças, ficam ou não nas salinhas? Uaauuu, quantas incertezas!

E agora? Como se preparar para o que está por vir? O ano de 2021 já está às portas e, como sempre fazemos nas viradas de ano, precisamos planejar as ações para o próximo ano, estabelecer metas, manter ou criar novos sonhos. Enfim, a hora é essa! Quer um conselho? Aliás, uma atividade prática: onde estiver, feche seus olhos por um instante, se for possível. Observe os sons do ambiente, sinta com seus sentidos tudo que está ao seu redor. Percebeu algum desequilíbrio? Algo indevido ou até improvável aconteceu? Acredito que sua resposta será não.

Com isso, aprendi duas coisas: embora com todas as circunstâncias adversas, Deus permanece no controle de tudo. Todas as coisas estão debaixo da autoridade e domínio d’Ele. A segunda, é que você pode se surpreender ao usar sua mente a seu favor. Em poucos segundos de observação, você deve ter se dado conta que a paz é algo possível, mesmo com os barulhos do mundo.

Sabe de uma coisa? Vamos para 2021. Então, que venha e que traga tudo que tiver que vir. Afinal, temos uma promessa: “Põe-te de pé! Levanta e resplandece, porquanto a tua Luz é chegada, e a Glória de Yahweh raia sobre ti.” (Isaías 60:1) (Tradução King James Atualizada KJA).

Dra. Rúbia Santana Cordeiro de Toledo Batista

Graduada em Psicologia, Pós-graduada em Gestão de Pessoas e Organizações. Tem experiência em Gestão de Pessoas e Treinamento de Pessoal. Está na IBR desde 2009.

Você também vai gostar de ver