Revista Renascer

Deus no controle
Palavras Pastorais

Deus está no controle de sua história

Deus é absolutamente soberano para controlar cada coisa ou evento que acontece em nossas vidas. De um modo ou de outro, o Senhor está envolvido em cada situação e em todos os detalhes do desenvolvimento da história do mundo e das pessoas.

Se Deus não estivesse no comando e na direção de tudo, com certeza Ele perderia o controle do universo, e nenhum de nós poderia ter a certeza do cumprimento de Sua Palavra.

Com esse texto, quero destacar e explicar um pouco sobre o livro de Ester, pois vemos nessa passagem que o nome de Deus não é citado, mas em todos os momentos é perceptível que o Senhor estava lá, assim como Ele está presente também em nossas vidas, mesmo em momentos que parece não estar.

No primeiro capítulo do livro de Ester, o rei Assuero dá uma festa para todos nobres e oficiais, príncipes das 127 províncias e comandantes. O governo de Assuero era muito grande. Ele gastou 180 dias para organizar essa linda festa, regada a vinho real. Neste período ele mostrou toda a riqueza do império, todas as conquistas e formosuras.

Alguns historiadores estimam que havia de 400 a 1600 mulheres participando de um concurso de beleza das 127 províncias, e deste total somente uma seria escolhida para ser a esposa do rei. Ester foi a escolhida do rei.

Ester caiu na graça do chefe dos eunucos. Acredito que o sucesso de Ester se deve ao desejo de seu coração de buscar ao rei e não o esplendor do reino.

Segundo a tradição rabínica, Ester foi uma das quatro mulheres mais belas de todos os tempos entre Sara, Raabe e Abgail. Ester provavelmente conheceu várias mulheres que estavam ali naquele concurso somente para conquistar o estilo luxuoso do palácio e serem beneficiadas com isto, mas ela estava destinada a se portar como princesa e se tornar rainha.

 Dessa mesma forma acontece em nossas igrejas nos dias de hoje. Muitos vêm atrás dos benefícios de Deus, mas não buscam profundamente pelo coração do Rei. Devemos tomar o cuidado de não tornar a igreja um palácio com um estilo de vida que agrade somente nosso ego, mas buscar agradar o coração do Rei. Temos que nos tornar a rainha, que será a noiva de Cristo.

Ester aprendeu que por mais belo que o palácio fosse, se o rei não estivesse presente, ele não passaria de um espaço vazio. E com a igreja não é diferente, se Deus não está presente em nossas vidas, nada faz sentido. Deus deve estar sempre no controle de tudo. Saiba que existe uma mão atrás de sua história.

No capítulo 2 do livro de Ester, vemos que ela foi escolhida como rainha. Quando Assuero a contempla, ele fica maravilhado, pois nunca havia visto tamanha beleza. Esta beleza era nada mais nada menos que a presença do Espírito Santo.

No capítulo 3, Mordecai parente de Ester, por ser judeu, não cumpria a ordem de se ajoelhar diante de Hamã (ministro do rei Assuero). Certo dia, Hamã ficou possesso de raiva e decidiu acabar com a vida de Mordecai.

No capítulo 4, Mordecai manda um recado para a rainha Ester avisando que Hamã planejava não apenas matá-lo, como também todos os judeus do império. Ester orienta Mordecai a convocar o povo para jejuar por 3 dias, pois ela e suas moças fariam o mesmo. No terceiro dia ela se apresentaria ao rei Assuero, correndo o risco de morte por ir ao encontro dele sem ser convocada. Ela somente seria poupada se o rei levantasse o cetro. Mesmo assim, Ester decidiu se posicionar.   prjoao

A pergunta é: diante dos problemas que temos enfrentado no dia a dia, qual tem sido a sua postura? Tenho observado que a postura de muitos tem sido murmurar e reclamar.

No capítulo 5, Ester é aceita pelo rei e não morre. Saiba que quando você ora, Deus te dá discernimento e direção. No mesmo capítulo, Hamã ainda com raiva de Mordecai mandou fazer uma forca para ele.

Já no capítulo 6, o rei pergunta o que fizeram para honrar a Mordecai e lhe disseram que nada. O rei, então, manda chamar Hamã, que havia mandado construir uma forca para Mordecai, e pergunta o que o rei deveria fazer a uma pessoa que ele gostasse e que merecesse honra. Ao achar que o rei estava falando sobre ele, Hamã propôs atos elevados de respeito e honra. Então, o rei mandou chamar Mordecai e ordenou que fosse feito tudo aquilo que Hamã havia sugerido com ele.

Então: para que se preocupar ou tentar dar um jeitinho nas coisas? Confie, pois o Senhor tem o controle e faz tudo em Seu tempo.

No capítulo 7, a rainha Ester convida Hamã para um jantar com o rei. Naquele momento o rei prometeu à rainha qualquer coisa, inclusive a metade de seu reino. Ester usou desta oportunidade para contar a história ao rei de como ela poderia morrer juntamente com seu povo. O rei furioso pergunta quem queria fazer tal coisa, e Ester indica o culpado que estava à mesa: o próprio Hamã. Dessa forma, foi sentenciado a sua morte na própria forca que ele havia construído para Mordecai, que foi honrado pelo rei posteriormente.ester

É por esse motivo e exemplo bíblico da história de Ester que vejo de forma absoluta o agir e o cuidado de Deus, mesmo não sendo mencionado no texto de forma explícita.

Quais os fatos na sua vida em que a mão de Deus foi determinante? Acredite: a sua história é escrita pelo Senhor. Posso lhe garantir que nem sempre você saberá o que e quando Ele está escrevendo, pois poderá ser na hora mais complicada ou nos momentos mais difíceis, mas é exatamente nesta hora que Deus escreve.

Por trás da história dos homens existe um Deus discreto que trabalha de forma singular sem necessidade de aparecer. Peça a Deus para que você veja a mão d’Ele escrevendo sua história. Isto traz cura em relação a seu passado e esperança para o seu coração em relação ao futuro.

Há muitos ‘Hamãs’ conspirando contra nós, marcando horário e fazendo planos para nos destruir. Porém, em cada situação difícil de sua vida, saiba que Deus está lá trabalhando, te usando como pena para escrever em seu pergaminho, gerando assim uma fé mais sólida e te dando experiências para o crescimento.

O livro de Ester não menciona o nome de Deus, mas podemos ver Deus trabalhando de forma poderosa em todos os dez capítulos. Deus escreve a história de Ester como escrava e sem condições de nada, e de repente, ela se torna rainha do maior império da época. Como não crer neste Deus?

Confie: todas as situações estão debaixo do controle de Deus. A sua história está sendo trabalhada por um Deus invisível e que entra em nosso mundo visível. Precisamos acreditar que nos momentos em que achamos que Ele está demorando, Deus está nos ensinando a ter paciência e a crer somente n’Ele. Não há problema demasiadamente grande que Deus não possa solucionar.

Simplesmente creia no agir de Deus e confie n’Ele, pois o Senhor tem o melhor para você e está cuidando de tudo. Descanse!

Deus te abençoe!

advisor

Deus está no controle de sua história

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo