Dia mundial do combate ao diabetes: aprenda a prevenção!

No dia 14 de novembro comemoramos o Dia Mundial do Combate ao Diabetes. Tenho certeza de que você conhece alguém com essa patologia, mas você sabe o que é e como prevenir o diabetes? Segundo a definição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes “é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz”. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que age no controle dos níveis de glicose sanguínea – popularmente chamada de açúcar do sangue. Por ser uma doença crônica, o diabetes não tem cura; quando diagnosticado, deve ser manejado com tratamento medicamentoso e mudanças no estilo de vida, incluindo a alimentação.

O diabetes tipo 2, também conhecido como diabetes adquirido, é responsável por cerca de 90% dos casos diagnosticados da doença no mundo. Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 estão o sedentarismo, alimentação inadequada (excesso de açúcar, gordura e sal), fumo, consumo de bebidas alcoólicas e excesso de gordura corporal, principalmente na região abdominal – são fatores de risco modificáveis (ainda bem!). Se você tem algum caso de diabetes na família, principalmente em parentes de primeiro grau, deve ficar ainda mais atento à prevenção e ao cuidado precoce diante de alguma alteração no metabolismo glicêmico.

Não tem como fugir: o segredo da prevenção do diabetes e de outras doenças crônicas está na mudança do estilo de vida. Com isso, o primeiro passo é ter uma alimentação saudável. O consumo adequado de fibra alimentar, presente nas frutas, legumes, verduras, grãos, sementes e alimentos integrais, é um dos pilares da prevenção. Alimentos in natura e minimamente processados devem ser a base da nossa alimentação – descasque mais e desembale menos!

Outra dica importante é reduzir as preparações doces, bebidas açucaradas e o açúcar de adição (aquele que colocamos no café, no suco, e em outras receitas). Nosso organismo tem preferência inata pelo sabor doce, mas podemos reeducar nosso paladar para apreciar o sabor natural dos alimentos. Isso faz toda a diferença!

Você pode substituir sobremesas por frutas após o almoço na maioria dos dias da semana e reservar a sobremesa para um dia especial. Além dos cuidados com a alimentação, é essencial manter um estilo de vida mais ativo, praticando exercícios físicos regularmente – busque uma atividade que você goste de fazer e que consiga manter com regularidade. O exercício físico traz muitos benefícios além da prevenção de doenças crônicas como o diabetes: traz sensação de bem-estar, ajuda no controle do peso corporal e nos dá mais disposição para as atividades diárias.

Quando falamos de mudança de estilo de vida, tratamos de hábitos – algo que fazemos de forma automática, sem gastar muita energia na tomada de decisão. Adquirindo pequenos novos (e bons) hábitos a cada dia, podemos modificar nossa qualidade de vida, cuidando do corpo que o Senhor nos deu.

Tudo é um processo e, quando respeitamos o nosso tempo, nossos limites e muitas vezes quando contamos com ajuda profissional, o processo fica mais fácil e mais leve. O melhor caminho, com toda certeza, é a prevenção. Cuide-se!

Annelisa Silva e Alves de Carvalho Santos

Por Annelisa Silva e Alves de Carvalho Santos Nutricionista (CRN-1 7753), Doutora em Ciências da Saúde Atendimento clínico no Instituto Renascer Saúde Contatos: (62) 99621-8129 | annelisa.nut@gmail.com

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x