A chegada da temporada outono/inverno aumenta a predominância de gripes e resfriados, pois o tempo mais frio e o ar mais seco favorecem infecções e alergias. Entretanto, não é somente nessa época do ano que essas doenças acontecem, por isso, os cuidados preventivos devem ser feitos diariamente.
A gripe (Influenza) e os resfriados são as infecções mais comuns ao redor de todo o mundo e são causadas por vírus, no entanto, são vírus diferentes. Ambas atacam o sistema respiratório e se manifestam com sintomas como: mal estar, coriza, tosse, irritação da garganta, perda do apetite, dor de cabeça, dor no corpo e febre.
Sendo os sintomas da gripe mais intensos, além dos citados acima, destacam-se febre alta e fortes dores musculares, podendo ter complicações graves e até fatais, se não tratados corretamente.
Dessa forma, a melhor forma de evitar estas doenças é tomando medidas preventivas. Veja abaixo algumas dicas para essa prevenção:
- Lavar sempre as mãos;
- Ao tossir ou espirrar proteger a boca e o nariz;
- Beber bastante água;
- Lavar o nariz com soro fisiológico;
- Evitar locais fechados com pessoas que estejam gripadas ou resfriadas;
- Evitar ambientes com muitas aglomerações;
- Desinfetar superfícies e objetos de uso comum;
- Ter uma alimentação rica em nutrientes;
- Manter hábitos saudáveis para uma boa imunidade.
No caso da gripe (Influenza), a prevenção mais eficaz é a vacinação anti-influenza, que ocorre anualmente. Pessoas acima de 60 anos, crianças e portadores de doenças crônicas são o público alvo dessa campanha anual de vacinação (para estes disponibilizados na rede pública de saúde), mas é importante também que toda a população tome a vacina e se previna.
Com os sintomas já manifestados, a gripe e resfriados dura em média de 3 a 7 dias, e requer uma boa hidratação, repouso e uso de analgésicos e antitérmicos, que quando indicados pelo médico, podem melhorar as dores de cabeça e febre.
Lembre-se sempre de não se automedicar. Procure a ajuda de um médico.
Prevenir é melhor do que remediar! Cuide-se!