A nossa pele é o maior órgão do corpo humano, responsável pela importante função de regular a temperatura do corpo, protegê-lo contra a entrada de vírus, bactérias, agentes infecciosos e agentes químicos.
Uma das maiores incidências de tratamentos em clínicas de estética são pessoas que possuem alterações na pele por meio do melasma, que são manchas acastanhadas que surgem principalmente no rosto das mulheres. A exposição solar e a falta do uso do protetor solar com fator adequado, estão entre os principais causadores.
É comum ouvirmos alguém dizer para usarmos o filtro solar, mas o que nem todo mundo sabe é que o melasma é uma doença crônica e sem cura! Esse é um dos desafios que enfrentamos: fazer com que nossos pacientes entendam a importância de realizar um tratamento contínuo, evitando assim, o seu reaparecimento.
Outro fator que merece nossa preocupação é o risco da exposição à luz solar sem a devida proteção, um dos grandes vilões para o câncer de pele. Os casos no Brasil representam 25% dos tumores malignos diagnosticados no país.
Os cuidados que devemos ter com a nossa pele está na escolha dos cosméticos e dermocosméticos, devendo optar por produtos não comedogênicos, pois eles não obstruem os poros, evitando assim o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, escolher produtos mais naturais e livres de metais pesados evitam agressões e efeitos, como descamação, alergias, acne e vermelhidão.
Portanto, falar sobre a saúde da pele vai muito além do que apenas investir em cosméticos, mas em investir em bons hábitos e cuidados com a pele diariamente, para que dessa forma, tenhamos uma pele saudável, luminosa e uniforme.