A disciplina da esperança

Estamos encerrando mais um ciclo e iniciando um novo, logo teremos um ano pela frente e muitas dúvidas sobre o amanhã que irá chegar. Nesse período é comum refletir no que se foi e também no que virá. Nesse contexto, quero te convidar a pensar sobre a esperança.

Segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, “esperança” é nada mais do que o: “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé de uma vida melhor”. Assim, ver a possibilidade do futuro, manter a confiança, a certeza do que esperamos e a convicção do que não vemos, é uma realidade que a Palavra de Deus nos conduz a entender e experimentar todos os dias.

Veja que a própria Bíblia nos apresenta o nosso Senhor como o Deus de toda esperança, sendo Ele Aquele que tem o controle de todas as coisas. Nosso Pai é infalível e imutável, e está acima das impossibilidades humanas. Ele nos ama incondicionalmente e zela por seus filhos o tempo todo. (Romanos 15:13).

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. (Jeremias 29:11).

Mesmo sabendo dessas verdades, a nossa vida diária nos mostra que os problemas, adversidades e crises são inevitáveis. No entanto, a própria Palavra de Deus também nos adverte que “no mundo tereis aflições.” (João 16:33)

Todos nós vivemos problemas, decepções, planos que não saíram como esperado, sonhos que morreram antes mesmo de nascer, perdas, traições, dificuldades financeiras e tantas outras realidades que tendem a nos levar ao desespero, a duvidar e questionar o nosso Deus. Nesse sentido, ter uma disciplina de esperança é quase impossível! A verdade é que olhar com olhos naturais para as circunstâncias nos leva, na maioria das vezes, a um caminhar de desesperança.

No entanto, o Senhor nos orienta a “não vivermos por vista, mas por fé” (2 Coríntios 5:7), ou seja, somos convocados a viver a esperança como um estilo de vida. Veja:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” (1 Pedro 1:3)

Portanto, como homens, dia após dia, precisamos viver uma disciplina de esperança, exercitando-a todos os dias, nos mantendo corretos e ativos, sem que estejamos aprisionados  pelas circunstâncias.

Com o ano prestes a se findar, você terá a oportunidade de olhar para o seu hoje e perceber que muitas coisas não estão como você gostaria ou como planejou. Talvez você esteja olhando para o futuro e seus olhos naturais não vejam possibilidades, nem soluções ou estejam apontados apenas para os perigos, riscos e impossibilidades. Mas, acredite: o nosso Deus é o Deus da esperança!

O esperar no Senhor nos dá a garantia de experimentar da Sua fidelidade, do renovar de forças, do correr sem nos cansar e de não sermos confundidos. Assim, o convite da Igreja Batista Renascer para você em 2023 é o de viver na prática uma vida de esperança! Não podemos nos limitar pelas circunstâncias, pela realidade do nosso país ou pelas fragilidades do nosso eu interior.

Que nesse novo tempo possamos exercitar a nossa esperança viva em Deus!

Confiemos em Sua Palavra, perseveremos em oração e caminhemos em Sua fidelidade.

“Retenhamos firmes na confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu”. (Hebreus 10:23).

Wagner de Oliveira Filho

Pastor da Igreja Batista Renascer em Lisboa - Portugal, coach e teólogo. @wagnerfilho.19

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x