Revista Renascer

homem cristão
Hombridade

A Santidade como propósito para o homem cristão

Todo homem foi chamado para ser santo! Sem a santidade o homem cristão não poderá de forma alguma, desenvolver um relacionamento de comunhão com Deus. Em Hebreus 12:14 está escrito assim: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”. Santidade não é uma opção para o homem cristão, mas deve ser um estilo de vida.

O homem cristão deve esforçar-se no caminho da santidade e vencer os empecilhos que bloqueiam o seu relacionamento com o Criador. Sem santidade, não há construção de comunhão com o Pai Celestial!

O apóstolo Paulo aconselha Timóteo, seu filho na fé, com as seguintes palavras: “Exercita-se na piedade”. (1 Timóteo 4:7b). Exercitar vem da palavra “gumnos”, que significa despido, termo que se deriva a palavra ginásio. A ideia aqui é suor espiritual.

Jamais chegaremos a lugar algum, espiritualmente, sem um despojamento das coisas que estão nos atrasando. Todo homem cristão precisa fazer um autoexame, mas não de forma superficial, porque os olhos do Senhor veem as impurezas de nossos corações. Com que frequência avaliamos as motivações do nosso coração?  Exercitar é uma proposta que vai requerer disciplina espiritual. O fato é que sem suor, não há santidade, disse – R.Kent Hughes.

Mas por que devemos adotar um estilo de vida santificada? Porque a santidade abençoa a descendência do homem cristão. O maior legado que podemos deixar para os nossos filhos é o exemplo de uma vida totalmente dedicada à Deus.

O homem precisa ser conhecido não pelos seus resultados, mas por aquilo que se tornou em Deus. Ser santo é amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia. O homem de Salmos 1 é visto pelo Senhor por aquilo que ele não faz: ele não anda segundo os conselhos dos ímpios, ele não imita a conduta dos pecadores e nem se assenta na roda dos zombadores. O que você não faz revela quem é você!

A nossas escolhas são influenciadas por aquilo que controla os nossos corações. O que está predominando em nossos corações? O homem de Salmos 1, tinha satisfação na lei do Senhor e meditava nela dia e noite. O nosso relacionamento com a Palavra de Deus vai purificar as nossas motivações e sentimentos que não são aprovados por Deus.

O resultado de uma vida santificada é a estabilidade, a paz e a confiança, fruto de uma íntima comunhão com Deus. Em Salmos 1:6 está escrito: “Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição”.

Quando o homem cristão não escolhe o caminho da santidade, ele está caminhando para a própria destruição.

A Santidade como propósito para o homem cristão

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo