Adolescentes e leitura: uma boa conexão

No ministério Batista Renascer, todo adolescente já tem um lugar marcado para estar: o Renascer Adolescentes, ou melhor, o RAD! Com dois cultos semanais (na sexta-feira e domingo), o ministério é ativo em criar novas programações e projetos, como entrega de brinquedos para crianças carentes, arrecadação de materiais escolares, encontros para piqueniques no parque e, mais recentemente, a criação de sua própria biblioteca.

Afinal, quem disse que adolescente e leitura não combinam? Desde que incentivada do modo correto, os livros podem ganhar espaço na rotina de jovens entre 12 e 18 anos que deixam as telas “em descanso” e mergulham entre as páginas das obras disponíveis para empréstimo. Segundo uma das obreiras do ministério, Gabrielle Meschini, a ideia surgiu a partir da observação do comportamento de grande parte dos adolescentes envolvidos no ministério.

A iniciativa surgiu a partir da reflexão de como nossos adolescentes têm abandonado cada vez mais o universo dos livros e se adentrando mais profundamente no mundo das telas. Com isso, mesmo inconscientemente, eles acabam se comparando com a “vida virtual” de outras pessoas, o que tem causado ansiedade e dilemas sobre quem são”, afirma ela que, antes de se tornar obreira, também participou ativamente do ministério em sua adolescência.

A escolha dos livros também passou por uma seleção criteriosa da própria liderança, que decidiu priorizar livros teológicos e bons exemplos da literatura. Um dos objetivos centrais era o de incentivar o contato com obras que misturam temas cristãos e fantasia, um bom estímulo à criatividade nessa fase onde novas descobertas são feitas em uma alta velocidade.

“Cremos que conhecer e absorver histórias que no nosso mundo parecem fantasia, faz com que esses adolescentes desenvolvam sua criatividade e não deixem de sonhar. Essa é a fase em que sonhamos com voos altos, desenvolvemos talentos e dons, começamos a pensar no que queremos ser quando crescer e desejamos abraçar o mundo. Nossa intenção é fazer com que os adolescentes nunca deixem de sonhar e desenvolver àquilo que Deus concedeu a cada um deles”, ressalta.

O papel da família

Apesar da Biblioteca RAD atualmente contar com cerca de 30 títulos disponíveis, é certo que os pais podem investir financeiramente no hábito de seus filhos. Na grande maioria das vezes, a única forma que os adolescentes terão para adquirir novos exemplares, é a partir dos recursos da família. “Além do apoio financeiro, os pais também ajudam quando delimitam o tempo de tela dos filhos, fazendo com que eles vivam o presente, aproveitando o tempo disponível com sabedoria”, explica a obreira. Para ela, quando o estímulo é originado no lar, o incentivo pode gerar ainda mais frutos.

Funcionamento Biblioteca RAD

Durante os cultos, o adolescente deve procurar um dos obreiros para que informações como nome, data do empréstimo e título do livro sejam registradas. Após esse processo, o adolescente terá o prazo de 15 dias para a leitura. Se preciso, o prazo poderá ser renovado, desde que a solicitação seja realizada. Em caso de atrasos, é estabelecida uma multa de 2 reais ao dia.

Jéssica Lima

Formada em Jornalismo, atua como revisora editorial, produtora de conteúdo para redes sociais e atua como jornalista na equipe editorial da Revista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x