Como conteúdos relevantes podem alavancar os resultados?

Inbound Marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, é um dos modelos de maior sucesso do chamado “marketing de atração”. Essa modalidade tem como principal função atrair a atenção e captar contatos através da produção de conteúdos relevantes para blogs, vídeos, memes, newsletters, podcasts e muitos outros.

Funciona da seguinte forma: um conteúdo relevante faz com que um usuário comum passe a ver a empresa como uma aliada, como alguém que o ajudou em um momento de dificuldade ou apresentou ferramentas — de forma gratuita — que foram importantes para o sucesso dele. Dessa forma, passa a confiar ainda mais na sua palavra e no trabalho que o seu negócio realiza, aumentando as chances, por exemplo, de conversão, isto é, quando esse alguém se transforma em cliente.

Essa estratégia pode ser utilizada tanto no outbound (conhecida por mídia tradicional), onde por exemplo, os gatilhos emocionais (emoção, escassez, exclusividade, gratuidade e outros) podem ser utilizados também em um panfleto ou em um outdoor, com frases e imagens que chamem a atenção e despertam sentimentos, quanto nas mídias digitais, por meio de blogs, vídeos, memes, newsletters, podcasts e muitos outros.

Para alcançar bons resultados é necessário pensar a produção de conteúdo não apenas como uma ação de uma grande lista de atividades que precisam ser executadas no marketing digital. Existem casos onde não precisamos de uma produção constante, tendo em vista que o foco é atingir diretamente o fundo do chamado funil de vendas, definido como a etapa onde as ações da empresa focam diretamente na prospecção do cliente final. Mas, como boa parte das empresas não possuem verba destinada para mídia paga, se faz necessário criar conteúdos para “baratear” o custo desse lead (nome dado para um cliente em potencial) e também gerar interessados mais quentes e qualificados.

Porém, não basta apenas “criar um e-book” ou “montar um quiz” e torcer para que tudo dê certo, é preciso pensar bem no criativo da postagem que irá acionar as pessoas para verem o conteúdo, elaborar bem a legenda dessa postagem para manter a atenção do público, criar e-mails automáticos para otimizar o tempo nos envios, pensar sobre o remetente e assunto que serão utilizados, escolher a ferramenta que irá comandar essa automação e vários outros fatores. Aqui, destaco que o mais importante é o objetivo desse conteúdo. Alguns conceitos básicos são:

  • Qual público eu quero atingir?
  • Entender o básico de SEO (ferramenta que busca posicionar os conteúdos no Google);
  • Acompanhar as métricas da ferramenta;
  • Buscar referências.

Para isso é importante investir em mão de obra qualificada. De forma geral, é o produtor de conteúdo quem trabalha diretamente com a criação de materiais para blogs, redes sociais, e-books e e-mail marketing. Essa produção, em boa parte dos casos, fica na responsabilidade de um redator ou de um bom copywriter, redator com foco em escrita de textos publicitários, o foco é aumentar a visibilidade da sua marca e conseguir leads de forma mais consistente e relevante.

Uma sugestão valiosa para produzir bons conteúdos é encontrar fontes de inspiração! Não estamos falando aqui em copiar, mas sim descobrir referências que possam ser adaptadas ao modelo e ao objetivo do seu negócio. Na prática, envolve procurar empresas que façam um trabalho relevante dentro do seu segmento de atuação.

Dessa forma, é possível adaptar ideias para o seu público. Por exemplo, notou que determinada empresa tem apostado mais em e-books? Talvez seja um bom caminho de aposta. Dica: utilize a ferramenta Biblioteca de Anúncios do Facebook para saber quais conteúdos as empresas (as que você admira, as concorrentes, as empresas que inspiram você) estão patrocinando.

Assim, o seu cliente em potencial passará a confiar ainda mais na sua palavra e no trabalho que o seu negócio realiza, aumentando as chances de aceitação. Além disso, a produção de conteúdo qualifica mais o lead antes da “entrega” dele para o time comercial, quando realmente passará a comprar os seus serviços. Além disso, também desperta o sentimento de reciprocidade, já que estamos fornecendo conteúdos de qualidade, de forma 100% gratuita. Com isso, o conteúdo tornou-se um dos principais recursos para o crescimento de uma empresa, por isso, invista em estratégias que transformem esse instrumento em seu aliado.

Guilherme Pinheiro

Guilherme Pinheiro

Especialista em Marketing Digital com ênfase em tráfego, análise e performance. Pós-graduado em Marketing e Empreendedorismo. Sócio fundador da Conteúdo Edu (empresa parceira da Resultados Digitais) Contato: [email protected]

Você também vai gostar de ver