Como fazer um bom planejamento alimentar?

imagem: envato

75

Nós cristãos, oramos, lemos a Bíblia, jejuamos e ceamos com o objetivo de estarmos mais perto de Deus e buscar ter uma vida espiritual que agrade ao Pai. No entanto, não podemos nos esquecer de cuidar da nossa saúde física. Por isso, nós da Revista Renascer, entrevistamos a nutricionista Annelisa Santos, Doutora em Ciências da Saúde, que nos mostra como ter uma rotina de alimentação mais saudável a partir de um planejamento alimentar, além da importância de consultar um profissional da área. Confira:

Quais seriam os princípios de uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é baseada em uma variedade de grupos alimentares no dia-a-dia. Aquela frase popular de que “a alimentação saudável tem que ser bem colorida”, é verdade! De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira (documento do Ministério da Saúde), uma das questões a ser observada em nossa alimentação é a ingestão de alimentos in natura e minimamente processados. O Guia Alimentar classifica os alimentos conforme o grau de processamento da indústria, então os alimentos in natura que são aqueles que vêm diretamente da natureza, sem nenhuma modificação. Já os minimamente processados sofrem algum tipo de manipulação, como por exemplo uma limpeza, um corte ou descascamento. Além disso, temos os alimentos ultraprocessados, que devem ser evitados ao máximo em nossa rotina, pois trazem vários aditivos que podem ser maléficos a nossa saúde, caso consumidos com maior frequência. O ideal é que façamos da nossa base alimentar aqueles alimentos mais naturais. Eu costumo usar uma frase com os meus pacientes: “descasque mais e desembale menos”, pois assim, conseguiremos trazer mais desse princípio para o nosso dia-a-dia.

O que é planejamento alimentar e quais são os benefícios?

Um bom planejamento alimentar contribui para que haja uma previsibilidade daquilo que vai ser consumido, colocando de forma lógica e organizada o que você irá consumir naquele período de tempo (dia, semana ou até mesmo no mês), além é claro, da questão econômica. Dessa forma, o indivíduo consegue balancear os grupos alimentares que devem ser consumidos, incluindo alimentos que tenham fonte de cálcio, vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e vários nutrientes. Assim, o planejamento alimentar traz equilíbrio a longo prazo, de acordo com as circunstâncias socioeconômicas e a realidade de cada um, conseguindo aliar praticidade, economia, sustentabilidade e melhor qualidade das refeições.

O que podemos fazer em nosso dia-a-dia para cumprir o planejamento alimentar?

Aqui vale fazer um paralelo com a agenda de atividades do dia, buscando identificar os pontos críticos que irão facilitar ou dificultar essa rotina alimentar, além disso, é importante ser bem realista de acordo com o tempo que o indivíduo tem para cozinhar. Uma questão que pode auxiliar a cumprir esse planejamento é deixar pré-preparado não só os vegetais, mas também carnes que devem ser cortadas ou descongeladas, podendo congelar arroz e feijão já cozidos, observando sempre as regras de congelamento e descongelamento para os alimentos, pois facilita a execução do planejamento e não se perde tantos nutrientes.

Quais as perguntas mais frequentes sobre emagrecimento que você recebe em seu consultório?

Bom, são perguntas que a maioria da população acaba gerando por conta da exposição desse tipo de conteúdo na internet. Muitas pessoas já têm uma preconcepção de que para emagrecer é necessário comer menos e se privar daquilo que gosta, “fechar a boca” como dizem por aí, mas a realidade é que trata-se de algo muito individual. Na verdade, o processo de emagrecimento pode ser prazeroso e não precisa ser sofrido, pois não está associado a um tipo de restrição alimentar severa. É claro que cada profissional usa a sua abordagem, mas particularmente, a linha que eu gosto de trabalhar é um processo mais tranquilo em que o indivíduo não terá privações severas, mas irá aprender novos hábitos e tendo a consciência do que o corpo precisa naquele momento, do processo de fome e da saciedade, e também do autoconhecimento. Isso, secundariamente, vai resultar em um maior controle de peso corporal, pois o emagrecimento não é apenas a perda de peso, mas sim a redução de gordura corporal.

Quais cuidados devem ser tomados por quem quer mudar seu estilo de vida?

Os  cuidados devem começar pelo autocuidado, por isso, muitas vezes é importante um trabalho multiprofissional com psicólogo, nutricionista e educador físico, para assim auxiliar no alcance dos objetivos. O primeiro passo é reconhecer o que precisa ser mudado e estar pronto e motivado para fazer essas mudanças, pois às vezes, a mudança de hábitos pode ser dolorosa, gerando um conflito interno por sair da zona de conforto. O ponto chave é fazer as coisas de um modo diferente para obter resultados diferentes e dessa forma, estar preparado e motivado, tendo plena consciência do processo.

Por que as pessoas devem buscar especialistas antes de iniciar essa mudança de estilo de vida?

Bom, podemos conseguir fazer muitas coisas sozinhos, principalmente pensando na questão qualitativa. Hoje em dia já se sabe que para uma alimentação saudável é preciso  consumir mais frutas e verduras e ingerir menos doces e refrigerantes. Mas, muitas vezes, por que isso não funciona na prática? Porque falta um planejamento inicial que deve ser feito para executar de forma sistemática e tentar colocar isso para formar um novo hábito, tendo uma certa sistematização no início para depois ser algo automático. A ajuda profissional é necessária para quem quer objetivos mais específicos, buscando soluções junto com o paciente e traçando um caminho para a resolução de algum conflito. Por isso é importante aliar o conhecimento profissional com esse processo de mudança do paciente, principalmente por haver aquele mito de que “se deu certo para o fulano, pode dar certo para mim também”. O melhor plano alimentar é aquele que tem seu nome na capa, aquele pensado na sua realidade e na sua problemática.

Como podemos agendar um atendimento com você?

Atualmente eu estou atendendo no Instituto Renascer Saúde, que é um instituto vinculado à  Igreja Batista Renascer que atende tanto a membros da igreja, quanto a comunidade. E para fazer o agendamento, basta preencher uma ficha de inscrição do instituto que está disponível na recepção da IBR Sede, que entraremos em contato, conforme a disponibilidade da agenda.

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Matérias Recentes

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x