Revista Renascer

estresse
Bem Estar

Como lidar com o estresse dentro de casa?

A situação da pandemia que estamos vivendo nos pegou de surpresa e talvez por isso nos encontramos um pouco perdidos frente a ela. O novo nos assusta, nos inquieta e consequentemente nos estressa. Mas o que fazer com todo esse estresse, não é mesmo?

Entendendo que somos seres biopsicossociais e que precisamos nos cuidar de forma integral, já que a mente afeta o corpo e vice-versa, precisamos nos conscientizar acerca do cuidado com nossa saúde como um todo.

Como psicóloga clínica e personal trainer, separei algumas dicas que podem nos ajudar  a lidar com o estresse dentro de casa, contribuindo assim para uma melhoria da saúde física e mental:

  • Reconheça: o primeiro fator que gera mudança é o reconhecimento do problema. Precisamos reconhecer a situação vivida e o estresse que ela tem nos gerado.
  • Reaja: após reconhecer o estresse, precisamos observar qual é a sua causa e fazer algo para reduzir o seu efeito.
  • Organize: estudos apontam que o cérebro funciona melhor quando há uma rotina, portanto, estabeleça metas para serem cumpridas ao longo do dia.
  • Tolere: precisamos lembrar que essa situação é difícil para todos, portanto é necessário ser mais leve, empático e tolerante consigo mesmo e com o outro.
  • Blinde-se: cuidado com o excesso de informação. Se isso faz com que seu humor fique prejudicado e sua preocupação se torne acentuada, filtre ou retire-se.
  • Exercite-se: é comprovado que pessoas que fazem exercícios físicos possuem cérebros mais saudáveis, apresentam melhora no humor e no sono, redução dos níveis de estresse e ansiedade e, consequentemente, possuem melhora na qualidade de vida.
  • Acalme-se: estudos científicos apontam que exercícios de respiração e meditação auxiliam no tratamento de ansiedade e depressão.
  • Hidrate-se e coma bem: você sabia que o seu cérebro confunde sede com fome? E que o que você ingere pode influenciar na produção dos seus hormônios? Atente-se a isso.
  • Interaja: aproveite esse tempo para curtir quem está́ perto de você̂. Apoie quem está́ ao seu redor (ajude, esteja atento às falas e comportamentos de sua família e amigos, converse, ligue, mande mensagem, demonstre importância, afinal não é preciso estar perto para estar junto).
  • Aperfeiçoe-se: aproveite esse período para desenvolver seu autoconhecimento e se aperfeiçoar (leia mais, estude, faça cursos, etc.)
  • Reflita: cuide de seus pensamentos e faça dessa situação uma oportunidade de reflexão e aprendizagem.
  • Divirta-se: faça coisas que sempre teve vontade. Veja séries, filmes, aprenda novas receitas ou novos instrumentos. Você tem o poder de escolher como passará por esse tempo.
  • Descanse: tenha um tempo para você̂, não fazer nada é importante. Dormir tarde e pouco, prejudica o seu ciclo circadiano (sono) e aumenta seu cortisol (hormônio do estresse), contribuindo também para o ganho de peso e aumento dos níveis de estresse.
  • Acolha-se: é normal ter dias ruins, desde que isto não seja crônico. Respeitar e acolher o seu dia mal também é necessário.
  • Peça ajuda: quando o seu estresse atrapalha o funcionamento social e seu dia-a-dia, desenvolvendo, por exemplo, crises de pânico e de ansiedade, insônia ou irritabilidade atenuada, peça ajuda profissional. Os profissionais da saúde estão atendendo, seja presencial ou online.

Precisamos entender que tudo na vida é cíclico (ou seja, possui começo, meio e fim) e que essa situação também passará. Portanto, podemos escolher passar por ela da melhor maneira possível ou não.

Por isso, a minha pergunta é: como você quer passar por ela? Se estressando e sofrendo ou ressignificando e aprendendo?

Podemos ver beleza mesmo em meio ao caos.

Decida então aproveitar e desfrutar desse tempo em quarentena da melhor maneira possível, usando- o a seu favor e não contra você. A escolha é sua!

Como lidar com o estresse dentro de casa?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo