Janeiro Branco

Estamos em um momento de ano novo, quer melhor circunstância para refletir sobre metas, objetivos, sonhos e mudanças? Muitos de nós usamos esse tempo para repensar sobre o ano que findou e o que almejamos para o ano que se inicia. É como uma folha em branco, onde você pode desenhar e planejar o que quiser para o próximo ano. Assim nasceu o Janeiro Branco, uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população em relação à Saúde Mental.

A Universidade de São Paulo (USP) realizou uma pesquisa com 17 países em relação à Saúde Mental e, segundo os dados, o Brasil é o país que mais tem casos de ansiedade (63%) e depressão (59%). Em segundo lugar está a Irlanda, com 61% das pessoas com ansiedade e 57% com depressão. Já os Estados Unidos apresentam 60% e 55%, respectivamente.

Essa pesquisa nos mostra o quanto a população tem adoecido emocionalmente. Você já parou para pensar que cuidamos do nosso corpo e muitas vezes ignoramos o cuidado com as nossas emoções?

É muito comum pessoas buscarem consultas médicas com as seguintes queixas: arritmia,  taquicardia, vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), formigamento, tensão muscular, náuseas, dores no estômago, enxaqueca, dentre outras enfermidades. Nesses casos, após  a realização dos exames, é comum receberem o diagnóstico de que tais sintomas são efeitos de uma  crise de ansiedade.

Aproveito a oportunidade para te fazer uma pergunta: se o médico tivesse lhe dado qualquer outro diagnóstico e lhe entregasse uma receita médica, você iria até a farmácia comprar os medicamentos ou jogaria a receita no lixo? Acredito que sua resposta seja: compraria todos os medicamentos.

Então, vou te fazer outra pergunta: quando recebe o diagnóstico de ansiedade e o médico lhe diz que precisa fazer um tratamento psicológico, qual é a sua atitude: agendar uma consulta com o psicólogo ou ignorar a indicação médica?

Portanto, quero te convidar a incluir em sua lista para 2022 o cuidado com você e com a sua Saúde Mental. Buscar ajuda psicológica não significa perder o controle de sua vida, pelo contrário, significa manter-se no controle, compreender que a situação te fragiliza e que precisa buscar ajuda profissional para  lidar com a situação.

Pense nisso! Não ignore os sinais e cuide da saúde de sua mente.

Feliz 2022!

 

Dielly Alves Rivas Parreira

Psicóloga, Especialista em Psicopatologia: subsídios para atuação clínica (Depressão, Transtornos de Ansiedade, Pânico, Alimentares, TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo e demais disfunção de comportamento). Pós-graduada em Gestão de Pessoas, Especialista em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva e Formação em Coaching Executivo.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x