Não há palavras!

É chegado o término de mais um ano. 2022 foi um ano cheio de desdobramentos, a pandemia, iniciada em 2020, finalmente deu uma trégua e, aos poucos, foi possível voltar às nossas atividades normais. Depois de termos vivido tanto tempo com medo, devido a tantas notícias ruins que impactaram a vida de todos nós, ganhamos a oportunidade de sonhar novamente, voltar a planejar e  executar o que foi planejado.

No entanto, a vida não é linear. Por isso,  os altos e baixos nos fazem precisar recalcular a rota de tempos em tempos. Afinal, o que planejamos pode não ter funcionado ou se sim, apenas em parte. Por mais otimista que possamos ser, é inevitável que a frustração nos visite em tempos de crises como essas que vivemos.

Não consigo mensurar quantas vezes me senti frustrada durante este ano, mas aprendi a cultivar a esperança de que tenho um Pai que é perfeito e que absolutamente todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam.

Sempre que penso neste versículo que está em Romanos 8:28, entendo que, ainda que eu não consiga compreender o motivo de algo não ter dado certo, Deus está cuidando de mim e de tudo que não consigo cuidar. Se algo negativo me acontece, logo entendo que preciso aprender algo novo que contribuirá para meu amadurecimento ou, no futuro, entenderei que Deus estava, de alguma forma, me dando um livramento.

Desta forma, consigo me manter com esperança, não de que tudo dará certo o tempo todo, mas que no Senhor nada é desperdiçado. Nossas histórias mais difíceis tendem a nos dar grandes lições que servirão de ensino para que outras pessoas não precisem passar pelo que passamos. Além disso, somos amadurecidos e fortalecidos, adquirimos músculos emocionais e temos a nossa fé renovada.

E o que será que podemos esperar para 2023?

O apóstolo Paulo nos ensina em Filipenses 4:8 – “Finalmente irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo que for correto, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pense nessas coisas”. Sei que muitos estão temerosos com o que está por vir, mas em nada adianta termos medo.

Para a Psicologia, nossos comportamentos e emoções são resultados da nossa cognição que, de maneira mais simples, é a nossa forma de construir o pensamento. Dessa maneira, o ensino do apóstolo Paulo me parece muito oportuno, afinal, ao pensarmos  no que é verdadeiro, nobre, correto, amável, de boa fama, excelente ou digno de louvor, os nossos sentimentos, emoções e comportamentos tornam-se moldados por esse estilo de pensamento. Consequentemente, seremos mais esperançosos e confiantes de que nossas batalhas estão nas mãos daquele que dará ordem aos Seus anjos a nosso respeito.

Para 2023, poderemos contar com o nosso Pai, pois Ele diz: se nós, mesmo maus, sabemos dar coisas boas aos nossos filhos, quanto mais Ele, o nosso Pai que está nos céus dará coisas boas àqueles que lhe pedirem? (Mateus 7:11). Deus estará conosco em cada um dos 365 dias que nos esperam em 2023 e, com ações de graça, podemos louvá-lo e engrandecê-lo, porque Ele tem cuidado de nós até mesmo quando não percebemos.

Não há palavras que possam definir o quanto nosso Deus é bom e o quanto Ele nos ama e tem cuidado de nós. Todos os dias podemos dizer: “até aqui o Senhor nos ajudou!”.

Se tivermos dias difíceis, Deus estará presente em cada um deles, esta é a certeza que podemos cultivar! E se Deus é por nós, quem será contra nós?

Que o nosso 2023 seja um ano cheio da presença do nosso Deus e repleto de esperança, porque como gosto de dizer: com o Senhor nas nossas vidas, no final vai dar tudo certo e se ainda não deu certo, é porque ainda não é o fim!

Deus abençoe a sua vida poderosamente!

Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Pra. Bárbara Almeida Melo Calembo

Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás. Diretora de Mídia na empresa Visalia Propaganda. Diaconisa na IBR Sede. Líder no Ministério de Mulheres. Coordenadora do Curso Mulher Única. Coordenadora dos cursos de Paternidade Bíblica no Ministério de Casais.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x