O Cristão e a Escola Bíblica Dominical

“O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento” (Oséias 4:6).

É com o significado e aplicação prática deste verso de Oséias que quero fazer uma abordagem sobre a Escola Bíblica Dominical no contexto da vida dos cristãos.

O conhecimento secular, a formação profissional, a construção intelectual com elementos sólidos de cultura, ciência e filosofia, tem o poder de transformar a vida de uma pessoa e por consequência, de uma sociedade. Este mesmo conceito aplicado à instrução da Palavra de Deus, não só transforma a vida de uma pessoa dentro do contexto social, como o leva a compreender o real propósito de sua criação.

A história de criação da Escola Bíblica Dominical tem sua fundação na percepção de um homem preocupado com as crianças pobres, sem instrução, sem acesso aos meios básicos de ensino de sua época, um jornalista evangélico cujo nome era Roberto Raikes. Ele observou que as crianças estavam entregues a ociosidade e ao abandono, envolvendo-se com a prática de pequenos delitos, vícios e outras mazelas que circuncidavam seus ambientes de convivência.

Assim, guiado pelo Espírito Santo em 1780 na cidade de Gloucester (Inglaterra) , ele criou um evento dominical que reunia as crianças carentes, para o ensino das Escrituras sagradas, de princípios de linguagens, moral e cívica e aritmética. Algum tempo depois, entusiasmado com o impacto do trabalho na comunidade, uniu-se a ele William Fox, um membro da igreja batista de Londres que foi um grande promotor deste trabalho.

Mesmo diante de grandes dificuldades e oposições, até mesmo dentro da igreja, que eles enfrentaram. Mas, em 1783 o trabalho consolidou-se, exatamente no dia 03 de novembro 1783, que inclusive é dado como o dia natalício da Escola Bíblica Dominical. Dessa forma, o trabalho firmou-se, tomou posição e caráter permanente nas igrejas.

Do ponto de vista cristão não há nada mais satisfatório do que a capacidade de transformação social exercida pela igreja com este instrumento. Foi exatamente desta visão que derivou-se fortes instituições de ensino, cujo princípio é formar uma sociedade com o espírito cristão, exercendo a catequese e ao mesmo tempo o conhecimento transmitido das ciências, nas palavras dos seus criadores “evangelizando enquanto ensina”.

A institucionalização da Escola Bíblica Dominical trouxe grandes benefícios para a igreja, permitindo a ela a aplicação do ensino sistematizado da Palavra e a consolidação doutrinaria dos novos cristãos, agora estendida não somente às crianças carentes, mas a todos os membros da igreja. Em apenas quatro anos, a escola dominical popularizou-se, alcançando um número de mais de 250 mil matriculados.

A Escola Dominical hoje é um dos fatores de promoção do Reino de Deus e dos destinos desse mundo, através dos cidadãos nela formados. Atualmente, o número de alunos em todo o mundo atinge quase 100 milhões. Há cerca de quatrocentas mil escolas, com quatro milhões de professores. A EBD é o organismo vivo e atuante de evangelismos da igreja. Ela conjuga perfeitamente o grande comissionamento de Jesus, a saber: “pregar e ensinar”.

Nesse sentido, há três objetivos bem definidos sobre a Escola Bíblica Dominical:

1 – Ganhar almas para jesus

O primeiro grande dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos e ouvintes aceitem Jesus como Salvador e o sigam como seu Senhor e Mestre. Há professores que ensinam a verdade bíblica durante anos sem nunca ver um aluno convertido, talvez porque nunca os levaram a aceitar a Cristo, porém isso não diminui sua responsabilidade com ensino fiel da palavra. No afã de obter resultados, muitos em nossos dias apelam para a pregação de um Evangelho relativizado e cheio de promessas fantasiosas. Nesse sentido, tenho solicitado a nossos professores que sejam fieis à Palavra de Deus, que não preguem “achismo”, que não preguem modismo e muito menos o que está dando certo, antes sejam firmes na pregação genuína da Palavra e o Espírito do Senhor a seu tempo, trará o resultado.

2 – Desenvolver a espiritualidade dos alunos e o caráter cristão

O futuro de um novo convertido, seja ele adulto ou infante, é semelhante ao de uma criança que não recebeu nos seus primeiros dias uma alimentação adequada, pois por vezes seu corpo vai padecer, não se desenvolverá adequadamente e também não produzirá a totalidade de seu potencial. Em 1 Pedro 2:2, encontramos o seguinte verso: “desejai o puro leite espiritual, como crianças recém-nascidas, a fim de crescerdes, por intermédio desse alimento para a Salvação”.  A filosofia afirma que: “São os hábitos que formam o caráter e esse influi no destino da pessoa”, portanto a formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal modelado pela Palavra de Deus, é o dever da igreja. Nesse sentido, o objetivo da Escola Dominical é o de ajudar cada participante a viver uma vida verdadeiramente cristã, em inteira consagração a Deus, sendo cheio do Espírito Santo.

3 – Treinar o cristão para o serviço do Mestre

Em linhas gerais, temos a percepção que obreiro é aquele que foi consagrado para algum serviço eclesiástico na igreja, no entanto em 2 Timóteo 2:15 encontramos o seguinte: Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” A palavra grega para “obreiro” é “ergaten” que se aplica ao trabalhador de uma vinha, e nesse sentido todos nós somos obreiros, independente de uma chamada específica, devemos estar aptos para o serviço do Mestre. Sob essa premissa, a Escola Dominical capacita o aluno dando a ele oportunidades ilimitadas de servir ao Senhor. O privilégio de contribuir para a causa de Cristo e o dever de empreender alguma espécie de atividade cristã são coisas que devem ser trazidas à consciência dos alunos por meio da Escola Dominical. Sabemos que esse desejo nasce no coração de cada aluno à medida que recebe a instrução da Palavra.

Portanto, o alvo da Escola Dominical é nobre e elevado sob todos os pontos de vista. Ela alcança vidas em formação, coopera eficazmente com o lar na formação moral dos seus membros, imprimindo neles hábitos, ideais e princípios cristãos segundo as sagradas escrituras.

Participe da EBD na Igreja Batista Renascer – todos os domingos a partir das 10:00 horas.

Fonte: Manual da Escola Bíblica Dominical – CPAD

Pr. Irismar Queiroz

Graduado em Contabilidade pela UNIP, Teologia pela ETAD. Pastor da Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x