O propósito de Ester

Para entendermos o propósito de Ester, primeiro precisamos saber quem foi essa mulher. Ester foi uma rainha admirada e amada pelo seu povo. Ela se tornou rainha depois de um concurso de beleza, promovido pelo rei Xerxes, da Pérsia, depois que a rainha Vasti foi destituída da coroa por causa de sua insubmissão ao rei.

Depois de um ano de preparação, Ester, uma adolescente judia órfã, que fora criada como filha pelo seu primo, o judeu Mardoqueu, foi escolhida como a mais bela e encantadora entre as virgens para se tornar a próxima rainha da Pérsia. Além da beleza, Ester era de personalidade agradável e a Bíblia relata que todos gostavam dela. Ela era obediente ao seu primo e ouvia com atenção os conselhos do sábio oficial Hegai, que cuidava do harém do rei.

Lendo o livro de Ester, percebemos o propósito de Deus na vida dela. Ela veio dotada com as ferramentas certas para salvar o povo judeu, e foi treinada e orientada pelo primo para esse tempo.  Deus arquitetou cada circunstância para a salvação do seu povo. Isso nos ensina que por mais que as circunstâncias pareçam impossíveis de serem superadas, Deus, que conhece toda a história, pode transformar o cenário, colocando as pessoas certas nos lugares certos e na hora certa. Como aconteceu com a destituição da rainha Vasti que, ao desobedecer o rei, abriu caminho para Ester se tornar a nova rainha. Também quando os dois oficiais tramaram a morte do rei, mas Mardoqueu estava perto e após escutar o plano, foi capaz de impedi-lo.

Quando sabemos quem somos, de onde viemos e para onde vamos, não acreditamos nas mentiras do inimigo sobre nós. Assim, Ester nos ensina sobre identidade e propósito. Ela seguiu todas as instruções de seu primo e mesmo depois de se tornar rainha, permaneceu honrando Mardoqueu.

Ester não se perdeu com poder, pelo contrário, se manteve fiel aos seus princípios e ao destino para o qual fora chamada: levar libertação aos judeus, em face de um decreto de destruição arquitetado por Hamã. Ela se preparou para esse tempo, tinha um coração obediente, e mais que tudo, tinha o favor de Deus que colocava graça nos olhos de todos. Era estratégica, e antes de agir, pensava e jejuava. Era também corajosa, pois se apresentou ao rei sem que ele a chamasse, mesmo sabendo que poderia lhe custar a vida.

Ester também nos ensina a não desistirmos porque o cenário não parece bom. Ela cria que Deus podia e pode transformar as circunstâncias e nos ensina a usarmos a estratégia sobrenatural do jejum.

Apesar de ser o único livro da Bíblia que não fala expressamente de Deus, nós o percebemos em cada lugar.

Assim, querida mulher, eu creio que Deus tem um grande chamado para a sua vida, assim como teve para rainha Ester e, seja qual for, se faça diligente, obediente e submissa a Deus. Jejue, ore e se posicione a favor do povo de Deus, e no mais, Ele fará!

Patrícia Magalhães

Servidora Pública: Analista Judiciário. Palestrante de desenvolvimento Pessoal.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x