Por uma biografia memorável

Nascemos, vivemos e morremos – esse é o ciclo da vida. Nesse contexto, escrevemos a nossa biografia. A Bíblia Sagrada está repleta de biografias que nos trazem ensinamentos acerca do que podemos fazer e do que devemos evitar. Dentre várias, podemos usar como exemplo a do Rei citado em II Crônicas 15:17 e I Reis 15:14 — o Rei Asa. Olhando para a sua história, encontramos alguém com um coração inclinado para a Palavra de Deus e totalmente fiel ao Senhor.

Asa era filho de Abias, bisneto de Salomão, portanto, fazia parte da linhagem do Rei Davi e reinou em Judá por 41 anos. Ele fez o que era bom e reto perante o Senhor: aboliu os altares dos deuses estranhos, quebrou colunas e postes-ídolos. Ele realizou uma reforma religiosa, pois os seus antecessores haviam deixado a idolatria tomar conta da casa de Deus, assim ele ordenou ao seu povo que buscasse ao Senhor e voltasse à Lei e os mandamentos do Deus Verdadeiro.

Vemos um líder que buscava constantemente a Deus, tinha um coração voltado a Ele e sempre procedia de acordo com os seus mandamentos e preceitos. Ele se humilhava e reconhecia que o Senhor era único e poderoso para vencer as guerras e batalhas. Por conta de toda sua vida de devoção e obediência, Deus o abençoou durante um período de seu reinado.

Ele experimentou a paz e descanso de guerras. Todavia, em um determinado tempo de sua vida, Asa desviou-se fazendo alianças desaprovadas pelo Senhor. Isso foi crucial para a decadência de sua vida espiritual e do seu reinado. Mesmo sendo repreendido pelo Profeta Hananias, Asa não se arrependeu nem procurou recuperar sua aliança e comunhão com Deus. E por fim, ele morreu com uma doença gravíssima, distante da presença do Deus a quem conhecia.

A história de Asa tem muito a nos ensinar. Podemos citar pelo menos três lições:

  1. Não escolhemos em qual família ou contexto iremos nascer: as heranças que recebemos podem ser positivas ou negativas, entretanto, podemos escolher quais iremos cultivar ou não, pois deixaremos nosso legado de acordo com nossas escolhas. Você é um elo entre as suas gerações.
  2. Devemos buscar o Senhor constantemente: em tempos de paz, devemos nos fortalecer e nos encher do Espírito Santo, para que em tempos de guerra possamos suportar firmes em Cristo. Abandonar a Deus nunca deverá ser uma opção.
  3. Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus: Ele pode se manifestar por meio de Sua Palavra, sonhos, usando um profeta e pelo testemunho interior. A ovelha conhece a voz do seu Pastor. Escolha não desprezar Sua repreensão quando isso for necessário. Se por algum momento você se desviar do foco, volte imediatamente.

Asa tinha uma belíssima história para escrever uma biografia extraordinária, um excelente legado. Sua história nos mostra o quanto somos frágeis e estamos vulneráveis e sujeitos a perder o foco. As circunstâncias, os ventos contrários ao caminho de Deus ou um dardo inflamado do maligno, sempre estarão presentes em nossas vidas.

Portanto, que em todos os dias os nossos corações estejam conectados e nossas mentes submetidas a Jesus Cristo, para que possamos como mulheres, construir uma biografia memorável.

Célia Regina Matias Faria

Profissional de Instituição Financeira Mãe da Olívia e do Benjamim, membro da Igreja Batista Renascer - Sede. @celiarmatiasfaria

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x