Quem é a igreja do Senhor?

imagem: envato

27

Nos dias atuais, quando falamos ou lemos sobre “Igreja” ou “Igrejas”, no plural, devemos ter a atenção bíblica, e até mesmo teológica para discernir exatamente do que se trata. A afirmação de que “existem muitas igrejas” é verdadeira, mas apenas se estivermos falando das instituições humanas, organizações formais as quais damos uma nomenclatura, atribuímos símbolos e que, muitas vezes, são categorizadas dentro de denominações cristãs por suas origens, modelos de governança e ênfases teológicas.

Existe, porém, em um sentido bíblico, uma única Igreja do Senhor estabelecida como organismo vivo e espiritual. No famoso texto de Mateus 16, ao responder a Pedro quem ele era, Jesus deixa claro que a igreja que Ele edificaria é fundada pelo próprio Filho de Deus, estabelecida como um organismo universal pelo qual Ele continuaria Sua obra na terra.

Os textos do Novo Testamento nos mostram ainda que essa igreja é a noiva de Cristo, aquela que será resgatada por Ele, e que, segundo Coríntios 12, é parte do corpo do próprio Cristo, ou seja, um organismo único em seus muitos membros, que se move de acordo com o cabeça, Jesus, Aquele que dirige todas as suas ações. Isso nos dá uma noção clara de identidade, propósito, bem como o método, ou seja, o “como fazer o que fazemos”.

Quanto à identidade, ela é parte de um mesmo corpo com Cristo, portanto, compartilha do  mesmo DNA e move-se em uma mesma direção, que é, em suma, cumprir a vontade do próprio Deus Pai. Jesus Cristo, enquanto homem na terra, revelou que essa vontade é que todos sejam salvos, alcançados e transformados pela graça de Deus. Esse é o DNA da Igreja.

Já o seu propósito é ir, avançar, fazer discípulos de todas as nações, batizar e ensinar segundo as ordens do próprio Jesus, sabendo que Ele está com você em todo tempo, participando e coordenando a Sua obra.

Quanto ao modo de agir e à forma de ser, que é o método da igreja para realizar essa obra, a igreja de Atos, conhecida como Igreja primitiva, tem muito a nos ensinar. Somos chamados a ser uma comunidade que serve em amor, que utiliza seus recursos e esforços para amar, acolher, anunciar as boas novas em todo tempo, não apenas com palavras, mas também por meio de nossas ações, manifestando assim o caráter de Cristo continuamente.

Que sejamos uma igreja que faz isso com alegria, afinal sabemos que as portas do inferno não podem nos resistir. Avancemos!

 

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Matérias Recentes

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x