Revista Renascer

rocha ou areia
Capa

Rocha ou areia: onde meus pés estão firmados?

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. (Mateus 7:24-27).

Iniciamos mais um ano e, como é de praxe, a grande maioria das pessoas fazem planos e projetos objetivando ter um ano produtivo e feliz. Isso é maravilhoso, e quem assim o faz, age de forma correta. Temos realmente que nos planejar e agir de forma a sermos produtivos e felizes, desde que essa produtividade e felicidade estejam alicerçadas nos princípios da Palavra de Deus. No entanto, o que sempre observamos, é que na maioria das vezes, ao findar o ano, vemos muitas pessoas frustradas, porque seus objetivos e planos não foram concretizados.

Realmente é muito decepcionante construir algo em nosso imaginário, sonhar com aquilo e ao final ver que tudo ruiu e não foi realizado. Mas por que será que isso acontece?

Precisamos entender que, enquanto cristãos, temos que ter nossos sonhos e planos alicerçados em Cristo que é o Logos (palavra), a Rocha de Deus em nossas vidas. A partir do momento que entendemos quem realmente somos em Cristo, compreendemos que, absolutamente, nada em nossas vidas pode ser feito sem considerarmos primeiro o que nos diz Jesus através da Bíblia.

Essa consciência de que somos dependentes da palavra, gera em nós uma identidade de Cristãos, uma vez que tudo que faço deve estar em conformidade com o que Cristo nos ensinou. Além disso, entender a minha identidade em Cristo gera em nossos corações, paz, porque compreendemos que, quer nossos planos deem certo ou não, se fizermos tudo de acordo com a palavra de Deus, Ele estará no controle, não importa o que aconteça. Ele sabe o que é melhor para nós.

Frente a isso, faz-se necessário compreender que por mais que tenhamos propósitos para nossas vidas, o propósito de Deus para nós deve sempre ser o que precisamos almejar.

Infelizmente temos o hábito de fazer propósitos para o ano que se inicia sem consultarmos a Deus e depois os apresentamos a Ele somente para que Ele assine embaixo e valide nossos desejos. Entretanto, nossa atitude deveria ser descobrir qual é o propósito de Deus para nós e então, simplesmente, vivê-lo.

Quando Jesus, em Mateus 7:24-27, fala sobre dois homens que construíram casas, vemos que ambos conseguiram finalizar a construção. Sendo assim, ambos tinham o propósito de construir uma casa e ambos conseguiram atingir esse objetivo. De forma imediata os dois homens tiveram o mesmo resultado. Cada um deles construiu uma bela casa e com certeza se alegraram nisso. Mas, a longo prazo, somente o que tinha construído sobre a rocha, o prudente, pôde se alegrar no que tinha feito.

O outro deles, o insensato, ao construir sua casa (concretizar seus propósitos, projetos, sonhos), não levou em consideração as advertências que a palavra de Deus dava para construir uma casa segura e a edificou sobre a areia. Como dito anteriormente, muitos não têm seus projetos realizados, porque não os alicerçaram na Palavra de Deus e agem como insensatos.

Temos também aqueles que conseguem realizar seus planos, porém não duram muito, porque também não estão alicerçados na Rocha, que é a Palavra de Deus, mas em suas próprias vontades que é a areia. Jesus deixa claro que o homem que fez a casa na areia conhecia a verdade, mas a desconsiderou, não a colocando em prática. Quanta insensatez!

Já o que construiu a casa na rocha, não só conhecia a Palavra de Deus, mas levou em consideração todas as suas advertências e alertas para que sua construção fosse duradoura e suportasse as intempéries que sobreviriam sobre aquela casa.

Jesus nos ensina que o problema, muitas vezes, não é somente não ter conhecimento, mas tê-lo e não o levar em consideração, ou seja, ser negligente quanto a ele.

Ter conhecimento da Palavra de Deus, mas não o colocar em prática, também pode levar um homem à ruína. Conhecer a verdade, mas não colocá-la em prática é o mesmo que construir uma casa sobre a areia.

Se tem algo que nós cristãos não podemos reclamar nos nossos dias, é de falta de conhecimento. Temos acesso à Palavra de Deus pelas mais diversas formas, principalmente pela internet. Podemos assistir os melhores pregadores do mundo, comprar os melhores livros, ler a Bíblia nas mais diversas versões que facilitam o entendimento, etc.

No entanto, observamos que apesar de haver muito conhecimento sendo consumido, ele não tem sido colocado em prática para que entendamos qual é o real propósito de Deus para nossas vidas. Viver de acordo com o propósito de Deus e não de acordo com os nossos, nos torna mais resistentes à chuva, aos rios que transbordam e aos ventos fortes que vem contra nós.

Os problemas aparecem, mas se estamos alicerçados na ROCHA que é Jesus, e Jesus é o LOGOS (palavra) de Deus, nada poderá nos derrubar.

Se estivermos alicerçados na Palavra de Deus, estaremos alicerçados em Cristo, porque Cristo é a Rocha, Ele é a própria palavra que se encarnou e nos dá a vida Eterna. Termos conhecimento da vontade de Deus para nós e colocá-la em prática, nos torna indestrutíveis diante das adversidades que surgem. Isso não significa que não soframos avarias, no entanto, ao final, quando Cristo vier nos buscar, estaremos de pé, com alguns arranhões, mas firmes em Sua Palavra (rocha) aguardando a nossa redenção, cheios de alegria e esperança.

Busque cada dia mais ter conhecimento para construir a sua verdadeira identidade em Cristo. Coloque todo o seu conhecimento em prática todos os dias, para que tudo que você fizer esteja alicerçado na ROCHA, e então nada poderá te abalar!

Rocha ou areia: onde meus pés estão firmados?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo