Revista Renascer

prevenção
Bem Estar

Água e sabão ajudando na prevenção

A higiene é extremamente importante para o nosso corpo e contribui também para a nossa saúde e bem estar. Segundo o dicionário Michaelis, Higiene é um sistema de princípios ou regras que previne doenças e preserva a saúde. Quando praticamos bons hábitos de higiene, evitamos contrair doenças causadas principalmente por fungos e bactérias, além de promover uma boa impressão nas pessoas com as quais nos relacionamos.

Nesse sentido, são necessárias algumas ações diárias, como: escovar os dentes, tomar banho, lavar os cabelos, cortar as unhas, vestir roupas limpas, lavar bem os alimentos, lavar as mãos sempre que puder ou quando estiverem sujas ou suadas, dentre outros cuidados.

Partindo desse princípio, os hábitos de higiene pessoal devem ser ensinados desde cedo, com o objetivo de desenvolver a conscientização de todos.  No entanto, esses hábitos que hoje parecem tão normais, no passado já foram completamente desconhecidos, situação que contribuiu para os grandes surtos de doenças, como por exemplo da peste negra (peste bubônica), na Europa no século XIV.

O clima do nosso país e o fator cultural influenciaram nossos hábitos de higiene, mais especificamente os banhos diários, que herdamos dos índios brasileiros. Mas somente a partir do início do século passado que a importância dos hábitos de higiene vem sendo estudado e divulgado por cientistas, visto que atualmente temos observado o surgimento de várias doenças, como a COVID- 19, cujas vacinas o homem ainda não descobriu.

Para evitar muitos desses problemas, tem-se usado medidas profiláticas, como: conscientização e educação em saúde, saneamento básico e implementação de padrões de higiene, especialmente higienização das mãos, já que elas são o principal transmissor de microrganismos.

Tendo consciência da importância dos bons hábitos de higiene para prevenção de doenças e nosso bem-estar, devemos procurar cumprir os requisitos para passarmos o nosso dia-a-dia da melhor maneira possível, e assim ficarmos dispostos para a realização de nossas atividades.

Água e sabão ajudando na prevenção

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo