Bom é ter esperança!

“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. ” (Lamentações 3:26).

Esperança, essa palavra é definitivamente poderosa, pois ela tem a capacidade de criar em nós uma forte sensação de novidade, e até mesmo o desejo pelo futuro. Sempre que falamos em esperança, é como se nos segurássemos em uma corda muito forte e resistente, mesmo que estejamos nos sentindo pendurados em um precipício pelas circunstâncias difíceis que muitas vezes nos cercam.

O ano de 2023 é visto por muitos dessa maneira, como um período de grandes incertezas. Situações sanitárias, políticas, sociais, econômicas em escalas nacionais e globais, que tendem a ser muito desafiadoras. E esse é o momento onde a esperança no Senhor precisa ser restabelecida, trazendo segurança e confiança aos nossos corações.

No Antigo Testamento, a palavra Esperança aparece 80 vezes, quase sempre em momentos onde o respectivo autor se sente completamente alheio à realidade de resolver os problemas que lhe apresentam. Batalhas, campanhas militares, perseguições, exílios. Assim como em nossas vidas, os autores bíblicos, constantemente, se viam diante de coisas maiores que eles mesmos, indo  além da sua capacidade individual de resolvê-las.

Como humanos, naturalmente ansiosos e imediatistas, algo que inclusive, por questões tecnológicas, tem sido intensificado em nossa sociedade, temos imensa dificuldade em lidar com aquilo que foge ao nosso controle e planejamento.

Mas, como os homens e mulheres bíblicos conseguiam, na prática, cultivar e manter viva em seu coração a verdadeira esperança no Senhor, mesmo nos momentos tão difíceis? O relacionamento com Deus, ouvir a Palavra, ler a Bíblia e buscá-lo em oração é a receita de tudo aquilo que podemos desfrutar de melhor no Senhor, inclusive de uma esperança saudável. Mas existem alguns pontos interessantes a entendermos.

É importante ter em mente que a esperança para nós cristãos, não pode ser sinônimo apenas de estar esperando. Aliás, o verbo que decorre da esperança bíblica nunca pode ser o de esperar. “Espero que dê certo”, “espero que se resolva”, ou “espero que aconteça” essas frases soam apenas como um fatalismo vazio, como alguém que entregou o porvir à sorte ou ao acaso. Nossa cultura ocidental brasileira tem muito dessa esperança fraca. Não é à toa que o ditado “a esperança é a última que morre” é tão falado e conhecido. A Bíblia, porém, mostra que nossa esperança é filha da fé, decorre da “certeza daquilo que esperamos, a prova das coisas que não vemos”, conforme diz o autor de Hebreus no capítulo 11. O verbo, portanto, mais adequado seria o ESPERANÇAR. Esse  sim é algo vivo, engajado, cheio de convicção no cumprimento de todas as palavras que Deus tem a nosso respeito. Essa é a esperança que move o coração do homem, não apenas o levando a tempos melhores, mas o transportando para mais perto do Senhor.

As verdades bíblicas escritas até aqui já podem ser transformadoras para nós, fazendo-nos cultivar nos corações uma esperança genuína que nos dará um novo ano incrível. Mas, quanto à esperança na Palavra de Deus, falta algo muito importante a considerar.

Se o título do nosso texto diz que é bom ter esperança, devo te dizer que o ótimo reservado para nós vai um pouco além, isso sim é ser esperança. Isso mesmo, ser, e não apenas ter. O Novo Testamento traz mudanças significativas na utilização bíblica do termo esperança, e isso acontece pelo fato daquilo que foi conquistado na cruz do calvário. Se antes nós precisávamos esperar por cada uma das vitórias que viriam, após Cristo nós já somos vitoriosos pela eternidade, e no que diz respeito às coisas eternas, “estão consumadas”. É por isso que a Palavra de Deus vai nos dizer em Hebreus 7:19 sobre uma mudança para uma esperança superior: “Sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus.”

O que é então essa nova esperança, que é  superior e revelada no Evangelho e no Novo Testamento? Em suma, se Jesus Cristo vive em nós, se nossa vida está completamente entregue a Ele, nos tornamos a esperança da Glória para todos os que nos cercam, conforme Colossenses 1:27 diz: “A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.”

Nesse 2023 que se inicia, minha oração é para que você vá além de ter esperança das vitórias e bênçãos que virão da parte de Deus para a sua vida.

Minha oração é para que você seja a esperança de um mundo perdido e sem referencial, afinal, a esperança da Glória para a vida daqueles que estão sem direção é essa: Cristo em você!

Deus abençoe sua vida e o seu novo ano.

Feliz 2023!

Jhonatan Cruz

Empresário do ramo de comunicação, marido da Sara, pai da Melissa, pregador do Evangelho e Teólogo em formação.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x