Esgotamento mental

Provavelmente, um dos assuntos mais discutidos nos tempos atuais. O esgotamento mental é uma condição humana que se define por excessos, sendo os principais: de atividade do cérebro, de trabalho, das emoções através da exposição de situações de constante tensão e por último, mas não menos importante, de cansaço intenso e duradouro.

Quando se pensa nas causas, podemos citar: tentar ser forte em todas as situações; culpabilidade excessiva; alta competitividade; perfeccionismo; dificuldade em dizer NÃO; autocobrança; dificuldade em impor limites e delegar, entre outras causas.

A forma de se manifestar é caracterizada por diversos sintomas, mas os principais são: irritabilidade intensa; choro fácil; perda de motivação para atividades do cotidiano; cansaço crônico; baixa imunidade trazendo possibilidade de inúmeras doenças; lapsos de memória; apatia e dificuldade de pegar no sono e dificuldade para acordar.

É importante destacar que se o esgotamento mental não for tratado, pode evoluir para Transtornos de Ansiedade e seus desdobramentos, como: ansiedade patológica; estresse; depressão e até Burnout. Assim, ao se identificar algum sintoma específico que caracteriza o esgotamento mental, o tratamento deve ser buscado na forma de boas práticas de vida, o que contempla: correções alimentares; boa qualidade de sono; prática regular de atividade física; tempo de descanso; suspensão de álcool e fumo; priorizar-se antes de outros; perceber limites do corpo; estabelecer tempo de lazer; buscar ajuda profissional qualificada (médica e psicológica) e tempo com Deus.

Interessante perceber que a última prática é, antes de tudo, uma recomendação bíblica, descrita em Filipenses 4:6-7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo pela oração e súplicas e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. A verdade é que para curar nossas dores emocionais e sanar as sobrecargas da vida, existe um lugar de descanso. Para cada um de nós há uma promessa: “Lancem sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7).

Aproveite a leitura desse texto, busque ajuda profissional se preciso for, mas não se aparte do Senhor, pois n’Ele está o descanso e a presença que preenche todo o nosso ser.

Desejo a você, querido (a) leitor (a), mesmo em meio a tantas demandas da vida moderna, um tempo de refrigério, descanso e paz!

Dra. Rúbia Santana Cordeiro de Toledo Batista

Graduada em Psicologia, Pós-graduada em Gestão de Pessoas e Organizações. Tem experiência em Gestão de Pessoas e Treinamento de Pessoal. Está na IBR desde 2009.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x