Os cuidados com a pele durante o inverno

Durante o inverno, a pele tende a ficar mais seca, e alguns cuidados podem deixá-la mais hidratada e saudável.

A pele é o maior e mais exposto órgão do corpo humano, e as variações climáticas – temperatura e umidade – influenciam em seu estado de textura e hidratação.

Durante o inverno, a umidade relativa do ar é muito baixa e as temperaturas são mais frias. Essas condições climáticas fazem com que a transpiração natural da pele seja diminuída. Sendo assim, a pele fica mais seca e com aspecto esbranquiçado pela perda de água e desnaturação das proteínas. Também, nessa época, é comum haver banhos quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural, de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Uma pele desidratada e ressecada causa sensação de desconforto. As coceiras tornam-se mais frequentes, e os processos alérgicos surgem com mais facilidade. A pele ressecada tende a envelhecer precocemente.

Algumas doenças da pele se agravam mais nesse período, como as alergias, a dermatite atópica e a psoríase.

A pele necessita de mais cuidados durante o inverno, portanto algumas medidas devem ser tomadas visando uma melhor saúde da mesma. Veja algumas dicas: aplicar hidratantes diariamente, e, se possível várias vezes ao dia, principalmente após o banho, quando o corpo ainda está úmido; evitar banhos muito quentes e prolongados; buchas e esponjas não são recomendadas, pois removem excessivamente o manto lipídico natural da pele; beber bastante água, mesmo que a sede não seja tão intensa nessa época. Ingerir alimentos ricos em fibras, vitaminas e antioxidantes – frutas, legumes e hortaliças.

Mesmo com menor incidência do sol, o filtro solar não pode ser esquecido durante o inverno. Além de proteger a pele contra o câncer, manchas e o envelhecimento precoce, a maioria dos filtros solares vem com substâncias hidratantes, promovendo benefícios a longo prazo.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno. Portanto, vale muito a pena se cuidar e ter uma pele hidratada, bonita e saudável.

Hugo Alexandre Lima

Hugo Alexandre Lima

Médico dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-11101 RQE-9563. Fones: 62 – 3998 5444 / 98110 0816. Instagram: @hugoalexandre.lima

Você também vai gostar de ver