A FORMAÇÃO DA VOZ:
As pregas vocais são músculos recobertos por uma mucosa. Elas são paralelas e juntam-se para estreitar a saída do ar vindo dos pulmões, provocando um fenômeno físico chamado som. O som emitido pelas pregas vocais, chegam à faringe, boca e nariz e se transformam em sons orais e nasais, e a isso chamamos de voz falada e cantada.
A voz é produzida por músculos que precisam ser exercitados assim como os demais músculos do corpo. Por esse motivo é possível melhorar a voz falada e cantada realizando exercícios de aquecimento e desaquecimento, assim como os jogadores de futebol fazem ao entrar e sair de uma partida.
Lembre-se que a voz nos identifica, pois ela é uma marca que fala do que somos e do que pretendemos ser. Por isso, evite hábitos como fumo, álcool e drogas. Se você perceber mudanças na sua voz que não desapareçam em 15 dias, como rouquidão, pigarro ou dor na garganta, procure um otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo para avaliação e orientação.
Segue abaixo algumas dicas para você falar bem em público, utilizando bem a sua voz:
1.Conheça muito bem o assunto. Saiba o que falar, aonde falar e o tempo certo para falar;
2.Organize os pensamentos;
3.Escolha as palavras de acordo com a sua plateia, seja ela de 1 ou 1000 pessoas;
4.Leia o máximo que puder. Isso ajuda na argumentação e aumenta o número de ideias e palavras disponíveis;
5.Treine muito e aproveite todas as oportunidades de falar em público;
6.Beba muita água ao longo do dia. Isso mantém a saliva fluida e a mucosa da laringe hidratada, fazendo com que a voz fique mais sonora;
7.Respire profundamente antes de falar ou cantar. Use a musculatura do abdômen para falar ou cantar forte;
8.Abra bem a boca para falar;
9.Procure falar alto sem gritar.
E para terminar, lembre-se: valorize e cuide bem da sua voz e da sua comunicação como um instrumento precioso de trabalho.
“Não somos valorizados pelo que sabemos, mas pelo que fazemos e mostramos daquilo que sabemos!” (Reinaldo Passadori)