Revista Renascer

alimentacao
Saúde

Mitos e verdades sobre a alimentação

Vivemos um tempo em que a alimentação se tornou parte principal de um desafio atual.  A minha pergunta é: como você está comendo? Como tem usado a alimentação durante o período de isolamento social? Nessa coluna, vamos falar sobre algumas verdades importantes para que você possa entender que a alimentação deve estar ligada às suas necessidades nutricionais e não sociais ou emocionais. Então vamos lá!

Muitas pessoas estão presas em casa, e como consequência tiveram a ansiedade aumentada, que tem sido saciada pela comida, e infelizmente a comida moderna chama-se açúcar. É verdade que a alimentação pode cooperar para que os seus processos biológicos melhorem, no entanto isso dependerá  daquilo que você come, e não de sua quantidade.

Talvez isto venha da construção da sua identidade lá na infância, em que a sua mãe fazia você comer pensando que comer muito produziria saúde. Isso é um mito. A própria pandemia nos mostra isso, pois os casos graves de Covid-19 são extremamente piores em pacientes obesos. Essa incidência confirma mais uma vez a importância do que é ingerido. O fato é que a obesidade piora os processos de saúde em todos os aspectos da vida.

Nesse período de pandemia, as pessoas ficaram preocupadas com o vírus, e se esqueceram de que o confinamento as levou a comerem errado, a ganharem peso e a piorar os quadros de hipertensão, diabetes e doenças inflamatórias, assim, a má alimentação piorou o processo durante o isolamento.

A grande verdade durante esse momento é que se você deseja alavancar a sua imunidade, deverá pensar, mais do que nunca, na qualidade do que está comendo, nas propriedades dos alimentos ingeridos e o que esse alimento pode carregar para dentro de você. Nunca a alimentação teve um papel tão importante para ajudar a combater um vírus como no momento atual, pois sabemos que alimentos funcionais, são verdadeiros remédios que a natureza nos concedeu.

Alimentos funcionais são alimentos que carregam propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, e que somados a bons hábitos, produzem qualidade de vida e longevidade. Esses alimentos já estão em sua mesa e com certeza muitos já usam em seu dia-a-dia.

Durante o período de pandemia você precisa inserir em sua dieta alimentos funcionais, que tenham propriedades de promover saúde, como os que sejam ricos em resveratrol, a uva e o vinho tinto, ou os alimentos ricos em polifenóis, como Dark chocolate, que combatam a inflamação como a cúrcuma e que tenham atividade imunológica como o limão, acerola e as castanhas.

Pode também utilizar as propriedades contidas nas berinjelas para ajudar a controlar os seus níveis de colesterol, assim como o chá verde matinal para ajudar na ação metabólica. Percebe como a alimentação pode fazer grande diferença na sua saúde?

O grande problema é que a maioria das pessoas tem se alimentado pela emoção, e com isso, tem piorado a ingestão de sódio, gorduras saturadas e açúcar, piorando assim, a saúde e vivendo o mito de que comer ajuda a imunidade.

Portanto, aquilo que você come, determina o que você vive. Por isso, procure fugir do mito de que comer muito é comer bem, e comece a viver a verdade de que comer bem está ligado a qualidade e não a quantidade.

Faça da sua mesa a sua farmácia e bom apetite!

Mitos e verdades sobre a alimentação

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo