Revista Renascer

boca
Bem Estar

A saúde começa pela boca

Nossos dentes são importantes na mastigação dos alimentos, na fala e na estética. Todos esses fatores têm influência direta na autoestima de um indivíduo e no contexto social. No entanto, mais do que uma questão de estética, a saúde bucal afeta diretamente a saúde do organismo como um todo, e diversas doenças sistêmicas (que afetam todos os sistemas do organismo) têm origem pela falta de higiene oral.

 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde reside na seguinte afirmação: “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

Entre os problemas bucais mais comuns na população brasileira estão as cáries, que quando não tratadas, podem levar a perda de dentes, alteração na fala, comprometimento estético e dificuldade na mastigação; a disfunção temporomandibular (DTM), que é uma alteração da articulação que liga o maxilar ao crânio, e é causada, na maioria das vezes, pelo mau posicionamento dos dentes, podendo causar dores de cabeça constantes, enxaquecas, dor nos músculos mastigatórios, estalos, crepitações e travamentos da mandíbula ao abrir demais a boca. Além disso, temos a gengivite, que quando não tratada, pode evoluir para a periodontite.  A periodontite é uma doença que afeta as gengivas e as estruturas de sustentação dos dentes. A falta de higiene oral leva à formação de placas que, se não forem removidas, endurecem e viram tártaro. O tártaro já não pode mais ser removido com a escovação, somente no consultório odontológico, e se o dentista não atuar, causa inflamações nas gengivas.

A saúde bucal e a doença cardíaca estão conectadas pela disseminação de bactérias a partir de sua boca para outras partes do seu corpo através da corrente sanguínea. Quando essas bactérias alcançam o coração elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação. Isto pode resultar em doenças como a endocardite, uma infecção do revestimento interno do coração. Outros problemas cardiovasculares, como a aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral), também estão ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais, de acordo com a American Heart Association, Associação Cardíaca dos Estados Unidos.

Portanto, prevenir é o melhor remédio. Ser avaliado por um dentista, manter uma boa higiene bucal e fazer exames regulares é a melhor maneira de proteção contra o desenvolvimento de problemas e doenças bucais. Evitar essas doenças é simples e ajuda a prevenir problemas ainda maiores. Por isso, cuide da higiene de sua boca, escove os dentes após as refeições, não se esqueça do fio dental e visite seu dentista regularmente. Lembre-se: a saúde começa pela boca!

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

(1 Coríntios 6:19-20)

A saúde começa pela boca

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo