Revista Renascer

gripes
Saúde

Gripes e resfriados: como prevenir?

A chegada da temporada outono/inverno aumenta a predominância de gripes e resfriados, pois o tempo mais frio e o ar mais seco favorecem infecções e alergias. Entretanto, não é somente nessa época do ano que essas doenças acontecem, por isso, os cuidados preventivos devem ser feitos diariamente.

A gripe (Influenza) e os resfriados são as infecções mais comuns ao redor de todo o mundo e são causadas por vírus, no entanto, são vírus diferentes. Ambas atacam o sistema respiratório e se manifestam com sintomas como: mal estar, coriza, tosse, irritação da garganta, perda do apetite, dor de cabeça, dor no corpo e febre.

Sendo os sintomas da gripe mais intensos, além dos citados acima, destacam-se febre alta e fortes dores musculares, podendo ter complicações graves e até fatais, se não tratados corretamente.

Dessa forma, a melhor forma de evitar estas doenças é tomando medidas preventivas. Veja abaixo algumas dicas para essa prevenção:

  • Lavar sempre as mãos;
  • Ao tossir ou espirrar proteger a boca e o nariz;
  • Beber bastante água;
  • Lavar o nariz com soro fisiológico;
  • Evitar locais fechados com pessoas que estejam gripadas ou resfriadas;
  • Evitar ambientes com muitas aglomerações;
  • Desinfetar superfícies e objetos de uso comum;
  • Ter uma alimentação rica em nutrientes;
  • Manter hábitos saudáveis para uma boa imunidade.

No caso da gripe (Influenza), a prevenção mais eficaz é a vacinação anti-influenza, que ocorre anualmente. Pessoas acima de 60 anos, crianças e portadores de doenças crônicas são o público alvo dessa campanha anual de vacinação (para estes disponibilizados na rede pública de saúde), mas é importante também que toda a população tome a vacina e se previna.

Com os sintomas já manifestados, a gripe e resfriados dura em média de 3 a 7 dias, e requer uma boa hidratação, repouso e uso de analgésicos e antitérmicos, que quando indicados pelo médico, podem melhorar as dores de cabeça e febre.

Lembre-se sempre de não se automedicar. Procure a ajuda de um médico.

Prevenir é  melhor do que remediar! Cuide-se!

Gripes e resfriados: como prevenir?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo