Ronco e sonolência durante o dia: o que pode ser?

Muitas pessoas sofrem de ronco e sonolência durante o dia, no entanto poucos sabem que esse problema pode ser o que chamamos de síndrome da apneia obstrutiva do sono. 

apneia obstrutiva do sono é a obstrução recorrente da via aérea durante o sono, levando à interrupção da passagem do ar por dez segundos ou mais. Geralmente esse problema ocorre em conjunto com o ronco.

A apneia obstrutiva do sono atinge em torno de 32,8 % da população, em estudo realizado na cidade de São Paulo.  As principais características que contribuem para o problema são: idade acima de 50 anos, sexo masculino, obesidade e aumento da circunferência cervical (diâmetro do pescoço maior que 40 cm).  

 

Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

 

Ela ocorre quando as pausas respiratórias com interrupção parcial ou total do fluxo aéreo totalizam cinco episódios ou mais por hora de sono, associada à sonolência diurna excessiva ou com pelo menos dois dos seguintes sintomas: roncos, despertares recorrentes, sono não reparador, comprometimento da memória ou da capacidade de concentração e fadiga diurna. A SAOS é diagnosticada através da história, exame físico e pelo exame de polissonografia.

As consequências da doença incluem baixo rendimento diurno, dificuldade de concentração, alteração no humor, insônia e prejuízo social pela dificuldade de dormir do parceiro. Diversos estudos científicos mostram associação à piora do controle da pressão arterial, colesterol e glicemia, maior propensão a infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, arritmias, insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, insuficiência renal e aumento da mortalidade em pessoas com SAOS.

O tratamento da apneia obstrutiva do sono é individualizado e multidisciplinar, abrangendo medidas gerais, como: higiene do sono (que são as boas práticas que contribuem para a qualidade do sono), retirada de medicações que pioram a apneia (por exemplo, clonazepam) ou bebidas alcoólicas, perda de peso, tratamento das condições associadas (anomalias craniofaciais, nasais e de orofaringe podem ser passíveis de cirurgia). 

O tratamento específico pode ser realizado com aparelhos intraorais e com o uso do CPAP, que é um sistema de pressão positiva nas vias aéreas, eliminando o ronco e a obstrução durante o sono. Essa intervenção traz uma importante melhora na qualidade de vida das pessoas com SAOS, trazendo uma redução do risco de acidentes pela sonolência diurna e de consequências das várias doenças associadas ao problema.

Dra. Eline Rozária Ferreira Barbosa

Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia. Especialista em Medicina do Sono pela Associação Médica Brasileira e ABMS. Fellowship em Medicina do Sono InCor/FMUSP.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x