Sorrir é um ato espontâneo do ser humano que acontece em inúmeras situações, como chegar em um local especial, ao encontrar pessoas queridas e também em momentos felizes. Mas será que o nosso sorriso vai além e está funcionando realmente como o nosso “cartão de visitas”? Acredito que sim! Precisamos entender que o poder do nosso sorriso é maior do que somente sua espontaneidade referente a algum momento de alegria, nossos dentes são uma das primeiras coisas que as pessoas reparam em nosso rosto.
No entanto, se sentir confortável e seguro para sorrir, está diretamente ligado à higiene bucal. Os cuidados são diários e envolvem a boca toda. Assim, para manter os dentes em dia é necessário manter uma rotina básica, veja algumas dicas:
- Fazer a escovação correta, isto é, aquela bem direcionada por um dentista por, no mínimo três vezes ao dia;
- Usar o fio dental por pelo menos 01 vez ao dia;
- Completar a limpeza com um enxaguante bucal;
- Ir ao dentista pelo menos uma vez por ano para saber como está a sua saúde bucal.
Investir na saúde bucal preventiva é investir em si mesmo, na sua carreira, no seu bem-estar, na sua saúde e também nas relações pessoais. Por isso, quero te incentivar a manter os cuidados em casa e a procurar ajuda profissional para melhorar aquilo que você deseja ou ainda, devolver um sorriso bonito e uma boca saudável a você.
Deixo aqui alguns pontos para ajudá-los a perder o receio de buscar uma ajuda profissional:
- O primeiro passo é decidir se você quer mesmo perder o medo que porventura tenha de dentistas, com o objetivo de cuidar melhor da saúde dos seus dentes.
- Converse com amigos e familiares sobre a indicação de um bom dentista. É preciso buscar um profissional que lhe dê segurança na condução de seu tratamento. Vale a pena consultar-se sempre com o mesmo profissional (ou com alguém indicado por ele). Dessa forma, você poderá estabelecer uma relação de mais proximidade e familiaridade com seu dentista. Acredite: estes pontos tendem a reduzir o medo ou a ansiedade sobre determinado tratamento.
- Leve um amigo com você. As primeiras consultas podem ser feitas com alguém que você confie e que te ajude a se distrair na sala de espera, tirando a ansiedade e trazendo mais alívio.
- Deixe a primeira consulta para conversar. Confesse seus medos e inseguranças. Isso ajuda até o profissional a lidar com a situação e oferecer um tratamento diferenciado.
- Tire todas as dúvidas. Não tenha medo de perguntar. Você não precisa entender do assunto e seu dentista está lá para isso. Peça que ele explique sobre todos os tratamentos e tempo de duração. Nesse sentido, não deixe de esclarecer todas as dúvidas que possuir durante uma consulta ou tratamento, afinal de contas, você corre o risco de estar sofrendo de ansiedade em relação a algum procedimento que pode ter mudado com o tempo ou ser indolor. Afinal, a ciência da saúde vem evoluindo consideravelmente nos últimos anos. Além disso, uma boa e franca conversa com seu dentista, por si só, já pode diminuir o medo de um tratamento, dando-lhe confiança para continuar. Muitos procedimentos na odontologia mudaram. Hoje em dia, existem desde técnicas menos invasivas na condução de um tratamento, até aparelhos ortodônticos indolores e confortáveis.
- Ao sentar na cadeira do consultório, pratique um exercício de respiração para acalmar seus nervos. Fechar os olhos também ajuda.
- O problema é o barulho do motorzinho? Leve seu aparelho eletrônico com suas músicas preferidas para ouvir durante a consulta.
Acredite: um belo sorriso é sinônimo de confiança. É o sinal de quem se valoriza e acredita em si mesmo! Por isso, sorrir é o primeiro passo para ser e se sentir bem-sucedido!
Portanto, nesse ano de 2021, cuide do seu “cartão de visitas” e sinta a confiança e a valorização que você merece!
Sorria para o novo ano que se inicia!