Pilates: Um aliado para todas as idades

imagem: envato

110

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.” (Joseph Pilates)

O método Pilates foi criado no início do século XX por Joseph Pilates. A motivação para o desenvolvimento desse método foi a saúde debilitada que tinha quando era criança, o que despertou o interesse para estudar o corpo humano, além de observar e praticar algumas modalidades, como lutas, arte circense, esporte grego e romano.

O Pilates tem como princípio o controle do corpo e mente durante a prática dos exercícios, sendo seis os princípios fundamentais: concentração, centralização, precisão, respiração, controle e fluidez.

Alguns dos benefícios são: controle e consciência postural, resistência e flexibilidade muscular, coordenação e equilíbrio, alívio das tensões e dores musculares, melhora da circulação, melhora do condicionamento físico, diminuição da ansiedade e aumento da disposição. Os exercícios são divididos em leve, moderado e avançado, podendo ser realizado no solo ou nos aparelhos. Entre os principais aparelhos estão: o Cadillac, Reformer, Ladder Barrel e Step Chair. Além disso, podem ser usados acessórios, caso necessário.

Afinal, quem pode praticar os exercícios do Pilates? Todos! Crianças, jovens, adultos, idosos, gestantes, portadores de deficiência, etc.  O Pilates não tem contraindicações e sim precauções.

A diferença será a forma como serão realizados os exercícios, com ênfase na individualidade e necessidade de cada paciente/aluno. Hoje, o público que mais pratica são os idosos, pessoas com problemas na coluna e gestantes. Isso porque são gerados inúmeros benefícios e por serem exercícios de baixo impacto, poucas repetições e que exercitam o corpo como um todo durante uma aula.

Portanto, recomendo que você conheça essa modalidade e tenha uma vida mais saudável praticando o Pilates!

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x